Consultor traz soluções para profissionais melhorarem performance com tecnologia.
Nas últimas semanas, mais um aplicativo que utiliza Inteligência Artificial (IA) viralizou nas redes.
O ‘Lensa’ lançou uma ferramenta que permite a criação de avatares a partir da tecnologia, resultando em imagens realistas com variações de expressões, ângulos e cenários.
Apesar de ser paga, a opção caiu no gosto dos usuários, que prontamente criaram suas versões e publicaram na internet.
A fama do aplicativo gerou uma discussão relacionada ao uso da inteligência artificial e como ela poderá afetar certas áreas profissionais. No Twitter, o consultor de estratégia Brian O’Connor falou um pouco sobre 6 áreas que serão impactadas pela IA e quais mudanças poderão ser implementadas pelos negócios e profissionais para evitar a obsolescência.
A Mercatus traduziu o fio, confira:
1. Serviços pessoais (designer de interiores, arquitetos e planejadores de viagens)
De acordo com O’Connor, já existem ferramentas que criam planos e designs personalizados a partir de inteligência artificial. Uma delas é a Interior AI, uma plataforma online que permite ao usuário carregar uma foto do ambiente, escolher um estilo e gerar automaticamente uma decoração.
Para contornar a situação e não ser prejudicado pela tecnologia, o consultor recomenda que os profissionais passem mais tempo entendendo as necessidades dos clientes, e usem a IA para reduzir o tempo de criação dos projetos.
1/ Personal Services
— Brian O'Connor (@BrianFOConnor) December 14, 2022
Ex: Interior design, travel planners, architects
Disruption:
AI produces custom plans and designs (ex: https://t.co/b8Q0K9KUw4)
Winning firms will spend more time understanding customer needs and use AI to reduce time creating designs. pic.twitter.com/wrUdCrhalF
2. Empresas de consultoria
Brian explica que a inteligência artificial já é capaz de responder perguntas de negócios, como se fossem representantes especialistas, e cita um exemplo: “pergunte a Elon [Musk] como expandir seu negócio online” usando o Character AI.
E como ganhar da tecnologia? O consultor recomenda a inclusão de especialistas em IA na equipe, aplicando aquele conhecimento a uma situação específica de um cliente.
2/ Consulting Firms
— Brian O'Connor (@BrianFOConnor) December 14, 2022
Disruption:
AI answers your business questions impersonating business experts
Ex: ask Elon how to grow your online business: https://t.co/sbWHE8rfwV
How to win:
Include AI experts on your team.
Apply that expertise to a customer's specific situation. pic.twitter.com/QJtq9FzlwZ
3. Criação de conteúdo
A inteligência artificial permite a criação de artigos estruturados como listas, blogs e newsletters.
O’Connor traz como solução o uso do ChatGPT para fazer brainstorm (tempestade de ideias) de tópicos e para realizar pesquisas de ideias de uma maneira mais rápida.
Ainda de acordo com o consultor, o profissional pode se destacar na área com insights mais profundos, encontrando aplicações exclusivas daquele conteúdo, além de trazer emoção com o storytelling (narrativa).
3/ Content Creation
— Brian O'Connor (@BrianFOConnor) December 14, 2022
Disruption:
AI creates general listicles, blogs, and newsletters.
How to win:
Use ChatGPT to:
• Brainstorm topics
• Research ideas faster
Differentiate by:
• Deeper insights
• Find unique applications in content
• Evoke emotion with storytelling pic.twitter.com/EZoh9iz1lr
4. Desenvolvedores
A inteligência artificial também escreve e depura códigos.
Para os desenvolvedores não perderem para a tecnologia, O’Connor recomenda que os profissionais usem IA para tornar o software mais rápido, para depurar o código mais rapidamente, e para escrever em linguagens que não conheçam.
O consultor acrescenta, ainda, que a IA pode ser utilizada para criar iterações de produtos de maneira mais rápida, para resolver melhor as necessidades do cliente.
4/ Developers
— Brian O'Connor (@BrianFOConnor) December 14, 2022
Disruption:
AI writes and debugs code.
How developers need to use AI to win:
• Make software faster
• Debug code quickly
• Write in languages they didn't know
Winners will use AI to create faster product iterations to better resolve customer pains. pic.twitter.com/rWXpoE2VIV
5. Designers gráficos
Outra área afetada pela inteligência artificial é a de design gráfico, já que a tecnologia pode fazer designs para qualquer pessoa.
Brian O’Connor traz como solução o uso de IA para retornos mais rápidos com os clientes, para que o designer tenha mais iterações e obtenha designs personalizados.
5/ Graphic Design
— Brian O'Connor (@BrianFOConnor) December 14, 2022
Disruption:
AI makes you designs.
How to win:
Use AI for faster turnarounds with clients so you can have more iterations and get them custom designs
h/t: @Pejkster for AI-created images (using MidJourney) pic.twitter.com/Rl2aiupRIV
6. Educadores e criadores de cursos
A área da educação também poderá ser impactada com a inteligência artificial, já que alunos podem usar o ChatGPT para aprender de maneira mais rápida, além de obter respostas para perguntas específicas.
Como solução, o consultor diz que os profissionais precisarão concentrar o conteúdo em networking e na aplicação de conceitos, já que as hard skills estão menos relevantes agora, segundo O’Connor.
6/ Educators & course creators
— Brian O'Connor (@BrianFOConnor) December 14, 2022
Disruption:
Students can use ChatGPT to quickly learn and get answers to specific questions
How to win:
Hard skills are now less relevant.
Focus content on networking and applying concepts. pic.twitter.com/Ru6LUtareB