Prêmio milionário de sustentabilidade está com inscrições abertas no Brasil

Prêmio Zayed de Sustentabilidade (Foto: divulgação)

Prêmio Zayed de Sustentabilidade busca pequenas e médias empresas, ONGS e projetos de escolas/alunos do ensino médio.

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade está com inscrições abertas para o ciclo de 2024. Pioneiro dos Emirados Árabes Unidos, o prêmio reconhece projetos do mundo todo com excelência em sustentabilidade.

Podem participar pequenas e médias empresas (PMEs), organizações sem fins lucrativos (ONGs) e escolas secundárias (Ensino Médio) com soluções sustentáveis. A premiação é dividida em cinco categorias:

  • Saúde;
  • Alimentos;
  • Energia;
  • Água;
  • Escolas secundárias globais.

O fundo de 3 milhões de dólares do prêmio recompensa os vencedores com 600 mil dólares em cada categoria. Na categoria Escolas Secundárias, cada escola pode receber até 100 mil dólares para iniciar ou expandir ainda mais seu projeto.

Todos os vencedores do Prêmio Zayed de Sustentabilidade 2024 serão anunciados em uma cerimônia de premiação durante a COP 28 Climate Summit.

Avaliação dos projetos

O Prêmio Zayed de Sustentabilidade tem um processo de avaliação em três etapas, começando com a devida diligência realizada em todas as inscrições para garantir que atendam aos critérios de avaliação do Prêmio.

Isso identifica as inscrições qualificadas e resulta na seleção de candidatos elegíveis. Em seguida, as avaliações são realizadas por um Comitê de Seleção composto por painéis específicos de categorias de especialistas internacionais independentes.

A partir desta lista de pré-selecionados, são escolhidos os finalistas e encaminhados para o Júri do Prêmio que elege, por unanimidade, os vencedores, nas cinco categorias.

As inscrições serão aceitas até dia 2 de maio de 2023 e podem ser feitas no portal oficial do Prêmio, em inglês. Se o candidato precisar de ajuda para preencher a ficha, pode entrar em contato com a organização do prêmio pelo email zayedspbrasil@sherlockcomms.com.

Vencedores brasileiros do Prêmio Zayed de Sustentabilidade

A ONG brasileira de médicos voluntários Expedicionários da Saúde, que atua em expedições na Amazônia, já foi uma das vencedoras na categoria Saúde. Com o valor recebido no prêmio, a ONG de Campinas (SP) elabora um projeto piloto para a implantação de sistema de telemedicina em comunidades indígenas.

Em 2013, José Goldemberg, professor emérito e ex-diretor do Instituto de Física da USP, foi o vencedor do Prêmio Zayed de Sustentabilidade na categoria Life Achievement. O físico, que já foi Ministro da Educação, Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e Reitor da USP, recebeu o prêmio de US$ 100 mil dólares.

Três escolas brasileiras também já foram finalistas do prêmio na categoria de Escolas Secundárias.

Em 2016, a Escola Estadual Prof. Dimas Mozart e Silva, de Taquarituba (SP) ficou entre as finalistas pela filosofia pedagógica de ensinar disciplinas conscientes que abordem o papel do aluno na sociedade, inspirada nos princípios da solidariedade, respeito à diversidade, ecologia, patrimônio público e consumo consciente.

Em 2019, o Centro Educacional Agrourbano Ipê (DF) apresentou seu projeto de ser uma instituição totalmente autossustentável, com sistema solar fotovoltaico autônomo, estação completa de tratamento de esgoto e sistema de reuso de água.

No ano seguinte, a Escola Sesi Djalma Pessoa (BA), foi reconhecida pelo projeto que usa ciências, humanidades, línguas e matemática para desenvolver um programa de iniciação científica em tecnologias verdes.

Para este ano, o Prêmio Zayed de Sustentabilidade quer alcançar mais estados brasileiros e mostrar mais iniciativas importantes pelo país.

Siga a Mercatus nas redes sociais para ficar por dentro de outras oportunidades de negócios e carreiras em Alagoas.

Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estagiária de jornalismo

Mais notícias para você