Projeto apoia empreendedores do ramo jornalístico com auxílio financeiro, aprendizados e experiências.
A Mercatus Jornal foi um dos 15 projetos selecionados para o GNI Startups Lab 2023, que é promovido pelo Google. O objetivo é fomentar iniciativas da indústria de notícias, com apoio financeiro e prêmio para os cinco melhores negócios jornalísticos.
O programa foi criado pela Google News Initiative (GNI) em parceria com a Echos (Laboratório de Futuros Desejáveis), com objetivo de ajudar iniciativas ou startups de jornalismo ainda em fase inicial a desenvolver negócios de conteúdo, notícias e informação.
A Mercatus Jornal, que foi uma das escolhidas, descreveu seu negócio como “uma mídia independente que possui inspiração em empresas consolidadas como Bloomberg e Business Insider ao integrar jornalismo de negócios com inteligência econômica e de dados. Possuímos o objetivo de impulsionar negócios e profissionais alagoanos através do nosso conteúdo multimídia”.
O projeto irá durar oito semanas, onde os empreendedores aprenderão a criar negócios sustentáveis, além de aproveitarem a experiência da Echos e do Google em temas como audiência, criação de conteúdo multimídia e monetização. Além disso, os escolhidos terão a oportunidade de construírem uma rede de contatos para futuros negócios.
A editora-chefe da Mercatus, Micaelle Morais, revelou a expectativa sobre a participação da Mercatus no GNI Startups Lab.
“Estar dentro desse grupo de 15 startups, que foram selecionadas no país inteiro, é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo. Estamos bem animados para o início do programa, porque além de ter o selo do Google e da Echos, poderemos desenvolver planos de ação para os principais desafios que temos”, destacou a editora-chefe.
As 15 startups receberão auxílio financeiro no valor de U$S 3.000 e os cinco que mais se destacarem ao longo da trajetória ganharão um prêmio no valor de U$S 10.000 para impulsionar o seu negócio.
Programa Acelerando Negócios Digitais
A Mercatus também já recebeu apoio do programa Acelerando Negócios Digitais, do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas) em parceria com a Meta. Com o projeto, a empresa recebeu mentorias exclusivas por cinco meses, além da ajuda financeira no valor de 15 mil dólares, que destinaram para executar o projeto Estúdio Mercatus.
Quer saber mais sobre Economia em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.
VEJA MAIS