Usina será instalada pela empresa Origem Energia, que já atua no município.
Na última quinta-feira (16), durante o lançamento do Distrito Industrial Prefeito Jorge Barbosa, o governador Paulo Dantas assinou e entregou à empresa Origem Energia a Licença de Instalação do empreendimento Alfa LGM.
A Origem Energia já opera uma estação e uma unidade de processamento de gás natural, um dos principais ativos econômicos locais, no município. Esta será a primeira usina termelétrica de Alagoas.
O diretor de relações institucionais da empresa, Marco Túlio Rodrigues, falou sobre as ações da prefeitura para a realização do investimento. De acordo com Túlio, a parceria com Pilar promoveu o aumento da produção de gás em pouco mais de um ano.
“A Origem chegou em Alagoas há pouco mais de um ano e a nossa produção de gás já saiu de 340 mil metros cúbicos diários para 1 milhão e 200 mil. Isso só se tornou possível em razão dessa parceria [com o município], dessa preocupação em atrair investidores que pensem o desenvolvimento de forma sustentável. O prefeito Renato Filho traz o debate sobre energia porque é sabedor de todo o potencial desse lugar. Afinal, o gás é a energia do futuro”, salienta o diretor.
Para o governador de Alagoas, Paulo Dantas, a parceria do Governo com a Prefeitura deverá consolidar a cidade como núcleo de desenvolvimento econômico.
“Nós confiamos, absolutamente, na visão do prefeito, que vem desenvolvendo projetos inovadores em prol de Pilar e de Alagoas. Por tudo isso é que o Governo do Estado apoia o município na oferta das condições para que tenhamos um ambiente de negócios cada vez melhor, com incentivos fiscal e locacional, boas estradas, saneamento básico. Pilar está de parabéns e sabe que também pode contar conosco para desenvolvermos, entre outras coisas, a cadeia do gás”, destaca.
Como funciona uma usina termelétrica?
A instalação industrial é usada para gerar energia elétrica a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor.
Como exemplo, temos o bagaço de diversos tipos de plantas, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e carvão mineral.
Quer saber mais sobre economia em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.
VEJA MAIS
- Prêmio milionário de sustentabilidade está com inscrições abertas no Brasil
- Ação vai destinar até R$ 4 milhões a empreendedores periféricos
- O que aconteceu com a Americanas e como isso afeta o seu bolso