Conta de energia fica mais barata em Alagoas a partir desta sexta (3)

(Foto: Ascom / Equatorial Alagoas)

Redução beneficia 1,3 milhão de consumidores nos 102 municípios do estado e ocorre para unidades de baixa e alta tensão.

A conta de energia vai ficar mais barata em Alagoas a partir de sexta-feira (3). A redução tarifária foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última terça (30). A decisão da agência vai reduzir, em média, 3,49% o valor das tarifas de energia elétrica em Alagoas, e 1,3 milhão de consumidores serão beneficiados pela redução nos 102 municípios do estado.

Veja abaixo os novos índices anunciados por classe de consumo:

  • Recebimento de energia em baixa tensão (maioria dos consumidores): –0,26%;
  • Recebimento em alta tensão (indústrias e comércio de médio e grande porte): –11,80%;
  • Efeito médio para os consumidores: –3,49%.

O assunto foi amplamente debatido em uma consulta pública que recebeu contribuições da sociedade entre 1º de fevereiro e 18 de março, e contou com sessão presencial realizada no dia 29 de fevereiro, em Maceió, capital do estado.

No mês de março, o governo federal anunciou que pretendia reduzir a conta de luz em 3,5% neste ano com o pagamento dos empréstimos feitos pelas distribuidoras por conta da pandemia e da crise hídrica de 2021.

Causa da redução

A redução da conta de luz foi atribuída ao fim da “flexibilização contratual” que protegia o controlador dos efeitos de índices ruins de qualidade na prestação do serviço logo após a privatização da concessionária.

A regra, prevista no contrato, serviu de incentivo para atrair investidores para assumir distribuidoras com serviço de baixa qualidade e geridas pela Eletrobras.

Durante a reunião da diretoria, a companhia apresentou o conjunto de investimentos realizados nos últimos anos e seus reflexos com a melhora nos indicadores.

Quer saber mais sobre economia? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você