De acordo com o órgão, consumidores devem começar a analisar valores a partir de agora para evitar golpes do “tudo pela metade do dobro”.
Por conta da Black Friday, uma das datas mais aguardadas do ano por comerciantes e consumidores, o Procon Alagoas realizou pesquisa com pré-preços nas principais lojas do centro de Maceió. O objetivo foi alertar o público sobre estabelecimentos que se aproveitam da ocasião para aplicar falsas promoções.
A pesquisa foi realizada nos dias 9 e 10. Nela, há uma variação de produtos como móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e eletroportáteis. Inicialmente, os itens que apresentaram um preço menor foram os ferros de passar roupa, custando a partir de R$79, e em seguida, os liquidificadores, custando a partir de R$104.
Para o diretor-presidente do Procon Alagoas, Daniel Sampaio, “é essencial que o consumidor tenha acesso a essa pesquisa, pois ajuda a prevenir fraudes e leva informação acerca de melhores preços para essas pessoas, que muitas vezes esperam o ano todo por uma melhor oportunidade”.
Dicas e orientações
De acordo com o Procon, antes de ir às compras, é necessário fazer uma análise da sua situação financeira e avaliar se realmente existe a necessidade de realizar a aquisição, para evitar gastos desnecessários.
Outro aspecto a ser considerado antes de efetuar a compra de um produto ou serviço é a forma de pagamento. Em alguns casos é mais vantajoso adquirir à vista, já que alguns estabelecimentos oferecem descontos especiais para essa modalidade. Caso opte por parcelar, deve-se ficar atento aos juros do cartão de crédito.
Ainda há a importância da pesquisa prévia de preços para não cair no golpe das falsas promoções, a exemplo de “tudo pela metade do dobro”, que é quando o estabelecimento comercial eleva o preço dos produtos ou serviços e próximo a Black Friday oferta grandes descontos, que na verdade são os preços originais da mercadoria ou atividade comercializada.
“Os consumidores alagoanos devem pesquisar desde já os preços dos produtos ou serviços desejados, verificar a política de troca da loja, seja ela física ou virtual. Caso o direito de troca não seja acertado previamente com o fornecedor, o consumidor deve exigir o registro por escrito na etiqueta ou em nota fiscal”, alerta o coordenador de Fiscalização do Procon, João Lessa.
Já nas compras pela internet, o contrato deve ser disponibilizado antes de finalizar a transação, e o consumidor deve imprimir e guardar em seu computador ou smartphone os dados referentes à compra.
O Procon Alagoas dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.
Você pode consultar a pesquisa completa clicando aqui
*Com informações do Procon Alagoas
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