Bandeira verde: contas de luz seguem sem cobrança extra em setembro

(Foto: Fré Sonneveld / Unsplash)

Segundo a Aneel, reservatórios das hidrelétricas estão cheios e não há expectativa de valores adicionais até o final do ano .

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira (25) que manterá a bandeira tarifária verde no mês de setembro.

Assim, as contas de energia continuarão sem cobrança de valor adicional extra, o que ocorre desde abril de 2022. A expectativa da reguladora é de que não haja acréscimos nas faturas até o final do ano.

A bandeira verde foi mantida devido às condições favoráveis de geração de energia no país. O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou que a decisão é positiva e citou o início da consulta pública da proposta que prevê redução dos valores das bandeiras em 36,9%.

“Esta é a segunda notícia positiva da semana para o consumidor. A primeira foi o início da consulta pública que propõe reduzir o valor das bandeiras amarela em até 37%, a vermelha, patamar 1, em 31%, e a patamar 2, em quase 20%. As duas notícias indicam oferta abundante de energia e condições favoráveis de geração”, ressaltou o diretor Sandoval Feitosa.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para mostrar aos consumidores os custos de geração elétrica no Brasil, além de atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”.

O que significam as cores das bandeiras?

As cores das bandeiras principalmente estão relacionadas ao volume dos reservatórios das hidrelétricas. A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, indica que o custo para produzir energia está baixo, ou seja, há água suficiente para girar as turbinas das usinas, produzindo energia.

Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam, geralmente, baixa capacidade dos reservatórios, indicando a necessidade de adicionamento das usinas termelétricas, que produzem energia de forma mais cara.

Quer saber mais sobre economia? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você