Dandara Buarque representa o Brasil; conselho do Airbnb conta com mais 22 pessoas.
A alagoana Dandara Buarque foi escolhida como a representante do Brasil no Conselho Consultivo de Anfitriões 2023 do Airbnb. O grupo tem integrantes de 15 países.
A empresa opera um mercado global de hospedagem e experiências de curto prazo, atuando como corretora. Os anfitriões cadastram quartos ou casas na plataforma para alugar.
Dandara disponibiliza três quartos privados no Airbnb desde 2017. A anfitriã também é líder da Comunidade de Anfitriões de Maceió e embaixadora da plataforma de hospedagem, ajudando novos anfitriões a terem sucesso na plataforma com orientação personalizada.
A anfitriã alagoana também tem o título de superhost na plataforma de hospedagem, que é concedido aos anfitriões com as melhores avaliações e maior experiência no Airbnb.
O que é o Conselho Consultivo de Anfitriões do Airbnb?
Os selecionados desempenham o papel de auxiliar em políticas, programas e produtos relacionados ao Airbnb dentro de suas comunidades de anfitriões. O grupo representa toda a comunidade de hosts do mundo, e possuem voz ativa junto aos diretores.
Desde 2020, o conselho busca influenciar positivamente em vários aspectos do trabalho da plataforma, otimizando o diálogo entre o Airbnb e as comunidades locais, com pautas como segurança e até ferramentas e empoderamento de anfitriões.
Para fazer parte do Conselho Consultivo de Anfitriões da Airbnb é necessário ter contribuições significativas, assim como a alagoana.
Todo ano, metade da equipe sai para a entrada de novos conselheiros, deixando o grupo com novatos e veteranos para que os trabalhos tenham continuidade.

Quartos são principal fonte de renda da alagoana atualmente
Formada em Psicologia e especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, a anfitriã tem como principal fonte de renda atual os quartos disponíveis no Airbnb. Para Dandara, é uma honra fazer parte do conselho.
“Essa é a posição mais longe que algum anfitrião pode alcançar. Fazer parte de um time tão seleto faz com que eu sinta que tenho ainda mais responsabilidade com minha comunidade de Maceió e toda a comunidade de anfitriões do mundo. Acho incrível uma mulher, negra, brasileira e nordestina estar ocupando uma cadeira tão importante. Isso é representatividade”, comemora.
Segundo Dandara, o Airbnb permite que os anfitriões entrem em contato com pessoas e culturas diferentes, o que é uma das preferências pessoais da host, além de ser fonte de renda ao mesmo tempo.
“O Airbnb me permite isso tudo e ainda ganho dinheiro. Airbnb é minha grande paixão. Fazer parte dessa comunidade vai muito além do financeiro. É uma questão de pertencimento. Realmente me encontrei fazendo o que faço”, destaca a anfitriã.
Ao lado da mãe, que ajuda na parte operacional, Dandara diz ver os hóspedes como família, procurando proporcionar bem estar e segurança. Os anúncios são de quartos privativos, ou seja, os hóspedes convivem com as anfitriãs.
Os anúncios de Dandara podem ser conferidos no perfil do Airbnb.
Quer saber mais sobre negócios e profissionais de destaque em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.
VEJA MAIS


