O online vai potencializar o que você é no offline

(Foto: Wellington Rodrigues)

(Foto: Wellington Rodrigues)

A chegada da internet mudou completamente a forma como vivemos, nos comunicamos, fazemos amigos, compartilhamos momentos e até mesmo como vendemos e divulgamos nossos produtos e negócios.

Em poucas décadas, vimos a tecnologia transformar tudo à nossa volta, e tivemos que nos adaptar rapidamente a todas as novidades que foram surgindo ano após ano. 

Em 2008, no auge dos meus 15 anos, quando ganhei meu primeiro celular que só fazia ligações, eu não imaginaria que hoje, aos 28, eu poderia enviar mensagens tão rapidamente, falar com todos os meus amigos ao mesmo tempo, e conhecer pessoas sem ao menos sair de casa. 

Desde a chegada da primeira rede social em 1990, chamada de Sixdegrees, o mundo pôde ver de perto o início da transformação da comunicação.

Depois dela vieram as plataformas clássicas, como Orkut e Myspace, que fizeram um enorme sucesso, e só foram deixadas para trás na medida em que novas redes foram surgindo – como Facebook, YouTube, Twitter e Linkedin, que se mantêm populares até hoje. 

Em 2010, o Instagram foi lançado e alcançou, menos de um ano depois, a impressionante marca de 1 milhão de usuários. E então virou a rede social mais acessada no mundo. 

Nós abraçamos as redes sociais e elas viraram o local perfeito para conectar pessoas, organizações, interagir, entreter, além de, é claro, fazer negócios, divulgar produtos, vender serviços, fortalecer nossas marcas. O ano de 2020 mudou a forma como as empresas usam a Internet e, em especial, as redes sociais.

O que começou como uma rede apenas para se conectar, fazer amigos e compartilhar momentos com familiares, virou o local perfeito para “vender a nossa arte”, vender o que sabemos fazer de melhor. E não só potencializou os negócios físicos já existentes, como também deu início a uma onda de novos negócios e profissões antes não imaginadas, por exemplo social media, influenciadores digitais ou mesmo criadores de conteúdo.

O fato é que as redes sociais vieram para potencializar o que nós já somos, o que fazemos de melhor, para fazer com que possamos alcançar muito mais pessoas, seja vendendo bolos, fazendo crochê, consertando carros e até mesmo compartilhando nossa rotina diária. Onde quer que você esteja, fazendo o que quer que seja, você poderá comunicar isso ao mundo.

Hoje em dia é pouquíssimo provável que você consiga visibilidade, notoriedade ou uma boa quantidade de vendas sem estar na internet, sem se promover, sem mostrar o seu trabalho. 

O autor do livro “Mostre Seu Trabalho”, Austin Kleon, disse: “Eu acredito que exista uma maneira fácil de expor seu trabalho e fazer com que ele seja descoberto enquanto você se mantém focado em ser muito bom naquilo que faz”.

E essa é a parte mágica da internet, dá para vender ou se vender contando uma boa história, mostrando o que você faz todo dia, aprendendo a registrar seu processo e compartilhando com o mundo. No fim, a venda será consequência.  

As pessoas não entram nas redes sociais para comprar, elas entram em busca de distração, conexão, entretenimento. Por isso, vender o seu produto vai ser fácil se você souber se conectar com as pessoas à sua volta. E se tem uma coisa que gera muita conexão e atinge o público certo é ser você mesmo. É mostrar a sua essência. 

$ s pensou em “$ s”

  1. Leone Brasil

    Excelente texto. As vendas de bolo da minha irmã duplicaram depois que ela foi para o digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apaixonada por gente, empreendedorismo e marketing, não exatamente nessa ordem; Diretora de marketing no conselho de jovens Empreendedores de Maceió; Administradora e graduanda em Relações Públicas; Consultora em gestão empresarial e Marketing; Empreendendo com comida chinesa e Doces Gourmet no Ya China Delivery e Doces La Belle.

Mais notícias para você