Concurso nacional com mais de 6 mil vagas tem data para 2024

(Foto: Nguyen Dang Hoang Nhu / Unsplash)

Expectativa é que o edital seja divulgado em janeiro; certame engloba diversas áreas de vários órgãos federais.

O concurso nacional unificado, com 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais, já tem data para ocorrer em 2024: será no dia 5 de maio, em 217 municípios do Brasil. O anúncio foi feito Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos na última quinta-feira (14).

A pasta também anunciou o período de inscrições: de 19 de janeiro até 9 de fevereiro. Não foi divulgado, no entanto, o valor da inscrição.

O edital com as regras do processo seletivo será divulgado em 10 de janeiro. Até então, o ministério estimava que o “Enem dos concursos”, como é conhecido, seria realizado entre fevereiro e março do próximo ano.

A lista de cargos inclui oportunidades de analista, técnico administrativo, engenheiro, assistente social, técnico em comunicação social, médico, economista, advogado, analista de comércio exterior, arquiteto, arquivista, entre outras.

De acordo com o ministério, as alterações foram definidas após negociação com a Cesgranrio, banca responsável pela realização do concurso, que foi escolhida no fim de novembro.

“Recebemos muitas solicitações pelas redes sociais de que as pessoas tivessem mais tempo para estudar”, explica a ministra Esther Dweck sobre as alterações.

Vários concursos em apenas um

A proposta de um Concurso Nacional Unificado partiu da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos Esther Dweck, que pretendia juntar todos os concursos públicos.

“É um processo de democratização do acesso para se tornar servidor público, mas também no sentido de que há uma retomada do processo de contratação para o setor, reforçando o fortalecimento do Estado brasileiro”, afirmou.

Dweck ainda afirma que a ideia da prova unificada nasceu a partir da constatação de que diversos órgãos federais estão há muito tempo sem concursos, e de que muitas das provas são realizadas nas grandes cidades. A experiência adquirida com a realização do Enem surgiu, então, como uma inspiração para remodelar os processos seletivos.

Como concorrer

O edital trará as regras de participação. As informações estão no site oficial no concurso: gov.br/gestao/pt-br/concursonacional.

Quer saber mais sobre carreiras? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você