Reajuste começa a valer a partir do dia 8 do próximo mês e vale para os serviços prestados pela BRK Ambiental.
A tarifa cobrada pelos serviços de água e esgoto será reajustada para consumidores da Região Metropolitana de Maceió. A resolução que autoriza a BRK Ambiental a aumentar os valores foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (8). A medida começa a valer a partir do dia 8 de dezembro.
Além dos residentes na capital, este aumento se aplica aos habitantes dos seguintes municípios:
- Barra de São Miguel;
- Paripueira;
- Rio Largo;
- Coqueiro Seco;
- Santa Luzia do Norte;
- Pilar;
- Satuba;
- Murici;
- Messias.
A tarifa a ser cobrada é calculada com base no consumo de metros cúbicos (m³) de água, onde cada 1 metro cúbico corresponde a 1.000 litros de água. A cobrança varia de acordo com as diferentes faixas de consumo, sendo que aqueles que se enquadram nas faixas iniciais, consumindo menos água, pagam um valor menor.
Por exemplo, o custo do metro cúbico de água na primeira faixa de consumo da categoria residencial (0 a 10m³) passará dos atuais R$ 6,140 para R$ 6,688.
A tarifa social, um benefício destinado a clientes de baixa renda, manterá a redução de até 50% no valor para as famílias que consomem até 10 metros cúbicos de água.
A adequação tarifária leva em consideração o Índice Nacional da Construção Civil (INCC), a evolução dos custos relacionados à energia elétrica, mão de obra e produtos químicos, bem como o custo da água fornecida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) à BRK.
A BRK Ambiental, empresa que conquistou a concessão da Companhia de Água e Saneamento de Alagoas (Casal) por 35 anos, assumiu a gestão dos serviços de tratamento de água e esgoto na Região Metropolitana de Maceió em 2021.
Quer saber mais sobre economia em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.
VEJA MAIS