Imersão de três dias receberá grupos que tenham propostas de sustentabilidade e smart cities.
De 28 a 30 de julho, Maceió receberá a primeira Maratona de Inovação, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas (Ctec Ufal). As inscrições são gratuitas e vão até o dia 20 de julho, ou até todas as vagas serem preenchidas.
O evento, organizado pelo Circuito Alagoano de Startups, será uma imersão de 43 horas seguidas para que as equipes participantes desenvolvam soluções inovadoras para problemas reais, com ajuda de um time de mentores.
Ao final do evento, haverá um DemoDay, para que os empreendedores apresentem seus pitchs. As ideias desenvolvidas durante a maratona podem se tornar aplicativos, plataformas, produtos e serviços que tenham potencial de crescimento empreendedor.
Quem pode participar?
Estudantes e empreendedores que já tenham projetos em estágio inicial, ideia ou validação, podem participar da maratona.
Para o evento, serão escalados 12 mentores, que deverão orientar os participantes no desenvolvimento das ideias com uma metodologia baseada na gestão ágil. Isso deverá permitir que os projetos possam ter uma grande evolução em apenas um final de semana.
Este time é composto por profissionais de Alagoas e convidados de outros estados do Brasil.
Como faço para me inscrever?
Serão 24 vagas de equipe na maratona, e cada uma deve ser composta por 3 a 5 integrantes. Não serão aceitas inscrições individuais.
Os grupos podem se inscrever no site da Fapeal ou neste link, por meio de formulário online. O edital também está disponível no site.
A Maratona de Inovação deverá aceitar equipes com propostas em duas áreas:
- Sustentabilidade – subtópicos: Gestão de Resíduos; Design Sustentável; Energia Renovável; Agricultura Sustentável; Economia Compartilhada; Upcycling e Reprocessamento; Transporte Sustentável; Tecnologias de Monitoramento Ambiental; Educação Ambiental; e Finanças Sustentáveis.
- Smart Cities – subtópicos: Mobilidade Urbana; Entrega e Logística; Governo Eletrônico; Segurança Pública; Compartilhamento de Espaços Públicos; Infraestrutura Inteligente; Saúde e Bem-estar; Educação e Inclusão Digital; Participação Cidadã; Turismo Inteligente.
Os participantes terão direito a alimentação (café, almoço, jantar e coffee breaks da tarde e madrugada), alojamento na Ufal (nas salas de aula) e acesso à internet.
O que é o Circuito Alagoano de Startups?
O grupo busca promover empreendedorismo, inovação e tecnologia no estado, por meio de organização de eventos, palestras, workshops e maratonas de inovação.
O projeto é coordenado pelos professores Hérmani Magalhães, mestre em Economia e coordenador do campus da Ufal em Santana do Ipanema e pela professora Renata Mota, doutora em Engenharia de Produção e Coordenadora de Inovação e Empreendedorismo.
A I Maratona de Inovação em Maceió é uma iniciativa do CAS em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia, e da Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal ) e a Ufal.
É possível acompanhar o circuito pelo Instagram.
Quer saber mais sobre negócios em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.