Proposta será debatida em assembleia na próxima semana; segunda parcela também poderá ser antecipada.
Na última quarta-feira (5), o governador de Alagoas, Paulo Dantas, se reuniu mais uma vez com o Movimento Unificado dos Servidores, para apresentar uma proposta referente ao reajuste salarial da categoria.
O governador propôs que a primeira parcela do reajuste de 5,79%, determinada em 19 de junho, fosse antecipada para setembro. Anteriormente, os primeiros 3% entrariam em outubro deste ano.
O restante, previsto para ser aplicado a partir de janeiro de 2024, também poderão ser antecipados para dezembro, dependendo dos índices financeiros de Alagoas. Contudo, a possibilidade deverá ser discutida em novembro.
A pauta será levada para a categoria decidir em assembleia na próxima semana. Desde o mês passado, as categorias tentam buscar uma solução para que o Estado não infringisse a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Até o momento, apenas 15 estados brasileiros concederam reajustes aos servidores. O percentual proposto cobre a inflação acumulada no ano de 2022, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), responsável por medir a inflação oficial do país.
Como será aplicado o reajuste?
O reajuste salarial para a categoria será aplicado de forma gradual, começando a partir da folha salarial de setembro, caso a antecipação seja aprovada, com acréscimo de 3%.
Os outros 2,79% deverão entrar na folha de janeiro de 2024, com a possibilidade de também ser antecipado para dezembro deste ano, caso não fira a LRF.
Quer saber mais sobre economia em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.
Saiba mais
- Governo de AL anuncia reajuste salarial de 5,79% a servidores do estado
- Delmiro Gouveia vai inaugurar Central de Tratamento de Resíduos
- Programa Estagiar abre novo período de inscrição para alunos de Penedo