Programação traz nomes como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Mano Walter e Gusttavo Lima.
Com uma programação gratuita em sete polos pela cidade, o São João começa a ser celebrado em Maceió no próximo dia 8 de junho.
Apesar da festa ser marcada pelo forró, os palcos nos polos Jacintinho, Fernão Velho, Graciliano, Clima Bom, Benedito Bentes e Jaraguá receberão diversos ritmos musicais durante o mês.
Grandes nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Léo Santana, Gusttavo Lima, Mano Walter e Thiaguinho se apresentam na capital, no Jaraguá, principal polo dos festejos juninos.

Com a variedade de artistas, internautas questionaram se alguns deveriam fazer parte da programação, já que o gênero musical tradicional da época é o Forró.
A Mercatus fez um levantamento dos ritmos mais tocados pelos cantores que irão se apresentar na capital. Confira:
Afinal, a maioria das atrações é do forró?
Sim. Porém, o tradicional ritmo nordestino corresponde a pouco mais da metade da programação (58,7%).
No total, 196 artistas — alagoanos e de fora do estado — irão se apresentar nos sete polos da capital, sendo 115 do gênero Forró, 34 de Eletrônica e 21 do Sertanejo, os que mais aparecem entre as atrações.
A programação conta, ainda, com 14 atrações do Arrocha, 4 de Axé, 3 de Piseiro, e 1 de cada dos seguintes gêneros: Pagonejo, Brega Pop, Brega, Pagode e Swingueira.
Alguns cantores se apresentam mais de uma vez na cidade, em diferentes palcos e dias.
Representatividade do forró
O bairro que mais irá receber artistas do Forró é o Clima Bom, com 29 atrações do gênero, seguido de Fernão Velho (23) e Jaraguá (16).
Porém, proporcionalmente, este último é o polo com menos representatividade do forró entre as atrações.
No Jaraguá, o palco com os artistas mais bem pagos da festa, o forró é o ritmo cantado por apenas 39% deles. São 16 artistas do forró e 25 de outros ritmos. Veja abaixo:

Os DJs, que também aparecem bastante na programação, no gênero Eletrônica, estão mais presentes nos shows do Jaraguá (8), Clima Bom e Fernão Velho (7 em cada).
Já o Sertanejo, aparece mais no principal polo do evento, com 10 atrações do gênero no Jaraguá.
E o que as pessoas pensam sobre isso?
A Mercatus foi ao Centro de Maceió para saber a opinião das pessoas sobre a representatividade do forró nos artistas escolhidos para compor a programação do São João de Maceió 2023.
Veja no vídeo abaixo:
Quer saber mais sobre vida em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.
Veja mais
- Com 7 polos de festejos, São João de Maceió é lançado; confira shows
- Estilista de AL estreia na SPFW com coleção inspirada nas noites de junho
- Fotógrafo alagoano leva a Paris exposição sobre mulheres trans