Estratégia foi debatida durante o evento Mercatus Invest, nesta terça-feira (25).
O mercado da Saúde é um dos setores que vêm apontando maior crescimento nos últimos anos em todo o país.
Visando o desenvolvimento da área no Nordeste, o sócio fundador e CEO do fundo Finance Capital, Heder Bragança, avalia que a estratégia a ser utilizada na região deve ser a consolidação do mercado, já realizada na região Centro-Oeste do país.
“Aqui no Nordeste é que falta uma estratégia igual a gente fez já no Centro-Oeste, que é criar escala das próprias empresas. Ou seja: várias cardiologias juntas, elas vão comprar melhor seus equipamentos, vão comprar melhor seus materiais de descartáveis e elas já estão operando”, explica Heder.
De acordo com o CEO, a medida que traz redução de despesas e aumento de margem para os empresários dispensaria a necessidade de forçar o faturamento das empresas, como feito no Sudeste, por exemplo.
“Preciso me concentrar que ela tenha uma maior rentabilidade na própria operação, e é isso que a gente oferece”, completa.
O assunto foi abordado no Mercatus Invest, na manhã desta terça-feira (25). O evento contou com palestras voltadas para consultoria estratégica, advocacia empresarial, assessoria de fusões & aquisições, gestão de patrimônio e fundos de investimentos.

Ainda segundo Heder, diferentemente do Sudeste onde é preciso que as empresas de saúde invistam bastante para se diferenciar, no Nordeste, a área não deve se basear apenas em alto investimento.
O especialista explica que é preciso parar de comparar as regiões por vários motivos, estando o principal no quesito atendimento à população.
“A expectativa [de atendimento à saúde] da população do Nordeste é uma, a do Sudeste é outra, do Centro-Oeste é outra. Em cidades vizinhas é diferente. Então a gente tem que entender a realidade dessa expectativa de atendimento. Mas isso, é só uma estratégia”, ressalta.
“Se eu tenho o mesmo faturamento e eu não forço o empresário a crescer seu faturamento, e eu dou para ele uma garantia de redução de despesa, ele vai precisar investir menos na empresa dele, porque eu já chego com a economia. É essa estratégia que falta aqui para consolidar esse mercado”, finaliza Helder Bragança.
Evento reuniu empresários e especialistas em investimentos
O painel “Fundos de Private Equity: Oportunidades para Empreendedores e Investidores”, também contou com a participação de Fernando Jamra, que apresentou a estratégia de investimento do fundo Shift Capital. O grupo é sócio investidor de empresas em crescimento na economia real como a rede de academias Bluefit e a rede de ótica Zerezes.
Na área de planejamento e assessoria financeira, Guilherme Lages e Marcelo de Arruda explicaram como é possível usar desta estratégia especializada para criação de valor para famílias e empresas.
Já “O Papel da Governança Jurídica e Corporativa na Atração de Investimentos” foi o tema da palestra de Jairo Melo, CEO de JGM Advogados, e de Adgenison Nascimento, sócio-fundador e presidente do Grupo ADX.
Para o sócio-fundador e CEO do Grupo SG, Marcelo de Arruda, o evento teve como objetivo fazer com que o empresário alagoano perceba que os investimentos também estão disponíveis para suas empresas.
“O empresário de Alagoas não precisa olhar os fundos de investimentos como uma coisa distante. Essa é uma realidade que já está presente hoje para a economia real, para startups, para o agro, para o mercado imobiliário, e eles podem olhar além dos bancos para trazer recursos para expandirem seus negócios e se consolidarem no mercado”, explica.
A iniciativa foi realizada pela startup de mídia e tecnologia de dados Mercatus, em parceria com a SG Capital, SG Multi Family Office, JGM Advogados, Grupo ADX, Shift Capital e do Finance Capital.
Quer saber mais sobre negócios em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.
Veja mais
- Maceió tem 316 vagas de emprego abertas nesta semana; veja áreas
- AL dispensa apresentação de ICMS estoque para mais de 130 mil empreendedores
- Prefeitura abre inscrições para Programa Banco da Mulher Empreendedora

