Google anunciou, em fevereiro, ferramenta de IA que promete ser concorrente da desenvolvida pela OpenAI.
Com o crescimento do uso da Inteligência Artificial (IA), diversas empresas foram criando formas de popularizar o uso da tecnologia.
Lançado em novembro de 2022, o ChatGPT, chatbot especializado em diálogo do OpenAI, , tem sido um aliado no dia a dia de muitas profissões. A ferramenta é capaz de fazer desde tradução automática, até criar roteiros de filmes, por exemplo.
O sucesso da ferramenta motivou o Google a criar um possível concorrente: Bard, IA anunciada no último dia 6 de fevereiro.
Mas qual é a diferença entre as duas? A Mercatus explica:
ChatGPT: prós e contras
A sigla significa chat generative pre-trained transformer (transformador pré-treinado gerador de conversas). O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural, treinado pela empresa OpenAI. Atualmente, conta com uma versão gratuita e outra paga.
O robô permite que os usuários se comuniquem com a tecnologia de forma mais natural e intuitiva. É possível perguntar ou pedir quase qualquer coisa, que a inteligência artificial irá responder com uma solução, juntando informações em pouco tempo.

O robô consegue aprender com as informações fornecidas por quem está usando, além de livros, artigos e outras fontes de dados disponíveis na internet.
A ferramenta tem a capacidade de lidar com grande variedade de tópicos e assuntos, além de ser capaz de compreender e responder em diversas línguas.
Apesar das facilidades que a tecnologia propõe, é preciso ficar atento: algumas respostas podem vir com informações erradas. Alguns usuários também relatam ter visto textos que reforçam preconceitos e estereótipos.
Sobre este tópico, a empresa responsável diz estar coletando opiniões dos usuários para aprimorar a IA. “Estamos usando a API de moderação para avisar ou bloquear certos tipos de conteúdo inseguro, mas esperamos que ele tenha alguns falsos negativos e positivos por enquanto”, diz a OpenAI em seu site.
Outro contra da ferramenta, é que o conhecimento é limitado, com informações até o ano de 2021. Apesar disso, o ChatGPT não se recusa a responder às perguntas feitas .
Promessa é que Bard seja mais atualizado
A inteligência artificial do Google, ainda em fase de testes, usa a tecnologia Language Model for Dialogue Applications (LaMDA – modelo de linguagem para aplicações com diálogos), família de modelos de linguagem neural conversacional desenvolvida pela empresa, que é semelhante ao GPT.

A diferença está na capacidade de obter informações atualizadas da internet, em tempo real, já que o conhecimento do ChatGPT se limita até o ano de 2021. Com isso, a tendência é que as respostas da IA do Google possam ser mais confiáveis.
A ferramenta também se apresenta como opção para motivar a criatividade do usuário, ou para explicar assuntos complexos. Ou seja, o uso pode ser semelhante ao do ChatGPT.
Outra novidade que o Google promete com a ferramenta é o fornecimento de links para o usuário fazer pesquisas adicionais, o que não acontece com o ChatGPT.
Além disso, a big tech deverá incorporar o Bard à busca do Google, mas ainda não se sabe como.
A tecnologia também promete transformar informações difíceis em explicações de fácil entendimento aos usuários.
“Quando as pessoas pensam no Google, muitas vezes pensam em nos procurar para obter respostas factuais rápidas, como ‘quantas teclas tem um piano?’ Mas, cada vez mais, as pessoas estão recorrendo ao Google para obter insights e entendimentos mais profundos – como ‘é mais fácil aprender piano ou violão e quanta prática cada um exige?'”, explicou a empresa, em seu blog oficial.
A big tech também promete desenvolver uma inteligência artificial responsável, evitando criar ou reforçar preconceitos e estereótipos.
Como acessar às ferramentas de IA?
O Bard, do Google, segue em fase de testes e ainda não foi liberado para o público geral. A empresa também não revelou como será o acesso à ferramenta, se o chatbot será apenas para a versão web, se haverá algum aplicativo, ou os dois.
Para acessar o ChatGPT, da OpenAI, é preciso fazer um rápido cadastro do usuário, no site da empresa. Em seguida, já é possível conversar com a ferramenta de inteligência artificial de forma gratuita.
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