Comparamos as respostas da IA do ChatGPT com livro do Governo de Alagoas.
Uma das ferramentas mais utilizadas nos últimos meses, o ChatGPT, está sendo um grande aliado no dia a dia das pessoas. Mas, será que a inteligência artificial realmente sabe tudo?
Como já vimos anteriormente, a ferramenta, que utiliza inteligência artificial (IA), acerta, mas nem sempre, o que pode prejudicar a busca de pessoas que não dominam determinado assunto.
Na última quinta-feira (23), o Governo de Alagoas lançou o livro ‘Origem dos Nomes dos Municípios Alagoanos’, que traz a história por trás dos nomes das cidades do estado a partir de pesquisa da professora Carmen Lúcia Dantas.
A Mercatus fez mais um teste, e perguntou ao ChatGPT a origem do nome de 5 municípios alagoanos para ver se as informações batiam com as histórias do livro. Confira o resultado:
Origem dos nomes dos municípios segundo o ChatGPT
1. Arapiraca

O que a ferramenta respondeu:
Arapiraca é um município localizado no estado de Alagoas, no Nordeste do Brasil. A origem do nome da cidade é incerta e há algumas teorias sobre sua etimologia.
Uma das teorias é que o nome Arapiraca tem origem na língua tupi-guarani, onde “ara” significa “guerra” e “piraca” significa “peixe”, resultando em “peixe de guerra”. Isso porque, segundo relatos históricos, na região onde hoje se encontra Arapiraca, havia uma tribo indígena que tinha o costume de pescar com lanças e flechas.
Outra teoria é que o nome Arapiraca tem origem na língua africana, trazida pelos escravos que habitavam a região. Segundo essa teoria, “ara” significaria “terra” e “piraca” significaria “amarela”, resultando em “terra amarela”.
Não há uma confirmação oficial sobre a origem do nome Arapiraca, mas ambas as teorias têm sido mencionadas ao longo da história e fazem parte da cultura popular da cidade.
Como é, de acordo com o livro:
Na verdade, o nome vem da árvore da família das mimosáceas, que eram comuns na área onde o povoado começou, e que proporcionava boa sombra devido a quantidade.
A palavra tem origem indígena: ara (periquito), poya (pousa), aca (ramo), o que quer dizer “árvore em que periquito pousa”. Em 1924, o nome foi oficializado.
2. Coité do Nóia

O que a ferramenta respondeu:
Coité do Nóia é um município localizado no estado de Alagoas, no Nordeste do Brasil. O nome da cidade tem origem na presença de um tipo de árvore na região conhecida como coité, que é comum na caatinga nordestina. Já o termo “nóia” é derivado do tupi-guarani e significa “lugar de buraco”.
Segundo relatos históricos, a região onde hoje se encontra Coité do Nóia era habitada por índios antes da chegada dos colonizadores portugueses. Os índios utilizavam a árvore coité para diversas finalidades, como para fazer cestos, utensílios domésticos, além de usá-la na medicina popular.
Com a chegada dos portugueses, a região foi colonizada e passou a ser habitada por fazendeiros e trabalhadores rurais. O nome Coité do Nóia foi dado à cidade em homenagem à árvore coité e ao fato de que a região apresenta muitas depressões e buracos naturais no solo, característica que deu origem ao termo “nóia”.
Como é, de acordo com o livro:
Em relação ao primeiro termo, a IA acertou. Coité, ou cuia, é o fruto da cuitezeira, ou cuieira (crescentia cujete), que é um arbusto comum no local.
O fruto da planta, quando aberto ao meio, se assemelha a uma cuia, que pode servir para uso doméstico ou como unidade de medida no comércio popular.
Já a origem do “Nóia” não tem a ver com nenhum buraco. Na verdade, as primeiras pessoas a se estabelecerem na região foram da família Nóia, dona das terras onde existiam os cuitezeiros.
A comunidade colhia os coités dos Nóia, popularizando-se o termo e titulando o povoado e, depois, o município, oficializado em 1963.
3. Coruripe

O que a ferramenta respondeu:
Coruripe é um município localizado no estado de Alagoas, no Nordeste do Brasil. O nome da cidade tem origem na língua tupi-guarani e significa “rio dos cururipes”. Cururipe é um termo tupi que designa um tipo de crustáceo de água doce, semelhante ao camarão, que era bastante comum na região.
Segundo relatos históricos, a região onde hoje se encontra Coruripe era habitada por índios antes da chegada dos colonizadores portugueses. Os índios utilizavam os cururipes como alimento e para diversos fins, como para a fabricação de farinha e como isca na pesca. A presença dos crustáceos no rio que corta a região acabou dando origem ao nome Coruripe.
Com a chegada dos portugueses, a região foi colonizada e passou a ser habitada por fazendeiros e trabalhadores rurais. Atualmente, Coruripe é conhecida por suas belas praias e pelo cultivo de cana-de-açúcar, coco e outros produtos agrícolas.
Como é, de acordo com o livro:
O nome tem origem do termo indígena “cururugi”, usado pelos caetés para denominar o seu rio. Apesar da grafia certa da palavra ser Cururipe, o povo preferiu modificar e utilizar Coruripe.
A região sempre teve o mesmo nome, e iniciou o povoamento com o extermínio dos Caetés, passando a ser uma vila em 1866. Já a sede do município, veio em 1954.
4. Feliz Deserto

O que a ferramenta respondeu:
Feliz Deserto é um município localizado no estado de Alagoas, no Nordeste do Brasil. O nome da cidade tem origem em uma história curiosa que remonta ao século XVIII, quando a região era habitada por índios e não havia presença humana branca na região.
Segundo a lenda, um padre jesuíta português chamado Francisco de Mendonça Mar conduzia uma caravana de missionários pelo sertão alagoano em direção a Pernambuco. Quando passou pela região onde hoje se encontra Feliz Deserto, o padre teria ficado tão encantado com a beleza e tranquilidade do lugar que exclamou “Que deserto feliz!”.
A partir daí, a região passou a ser conhecida como “Deserto Feliz”, nome que se consolidou e foi adotado como nome oficial do município quando este foi criado em 1960. A cidade de Feliz Deserto é famosa por suas belas praias e pela preservação da mata atlântica, que é uma das principais atrações turísticas da região.
Como é, de acordo com o livro:
A tradição oral conta que um náufrago holandês encontrou, à sombra de um cajueiro, uma imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Era um lugar desabitado, mas, feliz por ter se salvado e encontrado a imagem, o holandês permaneceu no local, que nomeou como Feliz Deserto.
5. Pariconha

O que a ferramenta respondeu:
O nome do município alagoano Pariconha tem origem na língua indígena Xukuru-Kariri, que era falada pelos índios que habitavam a região antes da chegada dos colonizadores.
Pariconha significa “rio do peixe vermelho”, fazendo referência ao rio que corta a região e que era conhecido por ter uma grande quantidade de peixes de cor avermelhada.
A região onde hoje se encontra o município de Pariconha foi colonizada a partir do século XVII, quando os portugueses começaram a se estabelecer na região nordeste do Brasil.
A partir daí, a presença da cultura indígena na região foi gradativamente diminuindo, mas a origem do nome do município permaneceu como uma homenagem à cultura e à história dos povos que habitaram a região antes da colonização.
Como é, de acordo com o livro:
Desde o início, o povoado era chamado de Par de Conhas, nome que foi simplificado posteriormente para Pariconha.
De acordo com a tradição, o nome vem de um denso ouricuzeiro, que dá uma fruta com a polpa que lembra duas conhas geminadas.
Na linguagem popular, falava-se “par de conhas” ou “parir conhas”. Em 1989, o município oficializou o nome Pariconha.
Quer saber mais sobre tecnologia e inovação? Siga a Mercatus nas redes sociais.
Veja mais
- Será que a inteligência artificial vai substituir o jornalista? Fizemos o teste
- Será que vão sumir? Veja 6 profissões afetadas pela IA e como virar o jogo
- Ainda não tem sinal de TV digital? Veja 10 motivos para fazer a troca