Iniciativa contempla jovens de 15 a 24 anos de 7 bairros da capital.
O programa Digaê! abriu inscrições gratuitas, na última quarta-feira (14), para jovens de 15 a 24 anos de comunidades periféricas de Maceió que queiram participar de oficinas sobre comunicação e direito à cidade. Neste ciclo, as grotas dos bairros do Benedito Bentes, Antares, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Mutange e Petrópolis serão contempladas.
Quem pode se inscrever?
Jovens que tenham interesse em comunicação e questões comunitárias, que residem ou já moraram em comunidades dos bairros citados acima poderão se inscrever.
Serão priorizadas as inscrições de jovens negros e negras, indígenas, romanis, LGBTQIAP+, mães e jovens com deficiência. O edital completo está disponível neste link.
Como funciona o programa?
Durante o período da oficina, serão discutidas questões relacionadas aos seus territórios, além de experimentar linguagens como podcast, audiovisual, fotografia, fanzine, lambe-lambe, estêncil, grafite, projeção, entre outras. Os participantes deverão receber uma bolsa-auxílio mensal de R$ 200, certificado de participação e reembolso de despesas com transporte e alimentação no local das atividades presenciais.
Os jovens também deverão receber uma mentoria especializada e recursos para realizar ações de intervenção comunicativa, que poderão ajudar a mobilizar e transformar suas comunidades.
Para a analista de Programas do ONU-Habitat, Fernanda Balbino, o projeto é uma forma de representar os jovens das grotas em discussões formais sobre a comunidade.
“As juventudes em geral, especialmente as das grotas, ainda estão pouco representadas nas discussões formais sobre suas comunidades e sobre o direito à cidade. Para que tenhamos cidades resilientes, sustentáveis e inclusivas, precisamos de um planejamento urbano que seja participativo e representativo. O Digaê é uma maneira de fomentar esse ideal”, pontua.
O projeto também conta com a parceria do Instituto Pólis e a Viração Educomunicação. Para tirar dúvidas ou ter outras informações, os jovens podem entrar em contato pelo email projeto@digae.org.
As inscrições podem ser feitas online, neste link, até 29 de janeiro. A iniciativa, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), oferece uma formação gratuita com duração de três meses, com início previsto para fevereiro de 2023.
 
											 
											 
								 
											