Exposição leva arte popular local para continente europeu.
Até o dia 13 de novembro, acontece, em Lisboa, Portugal, a mostra Alagoas/Estrela Radiosa, com 14 peças de mestres do artesanato alagoano. A iniciativa faz parte da homenagem de 200 anos da Independência do Brasil, denominada Casa Brasil Bicentenário Lisboa 2022.
Realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o título da mostra é inspirado na potência criativa do povo alagoano, representados por grandes expoentes do artesanato.
A curadoria é de Marco Aurélio Pulchério (Marco500) e realização e produção da Marco500/Caboco. O evento deverá levar ao público europeu peças dos mestres Aberaldo, Jasson e Sil, e dos artistas populares, Boró Sandes, os irmãos Salvinho e Cicinho, Irailda, Zé Crente, Ismael de Dedé, Jamile e Jailton.
As obras concebidas por esses artistas carregam séculos de tradição e memórias, em um processo de resistência que atravessa gerações. Em madeira, barro ou outros materiais, expressam as cores, formatos, sonhos e resiliência da cultura brasileira.



A Casa Brasil Bicentenário, espaço com curadoria assinada por Bruno Simões que busca reforçar a presença do país em Portugal, enfatiza o desenvolvimento da nação sul-americana nos 200 anos desde a sua Independência e prospecta novos negócios.
Os trabalhos dos artistas alagoanos encontram-se nesse celeiro criativo na nova etapa da internacionalização do programa Alagoas Feita à Mão.
Anteriormente, o projeto mostrou para o mundo a arte popular alagoana em exposições como a Semana de Arte e Design de Miami e a Casa Brasil Nova York. Ambas tiveram curadoria assinada por Marco Aurélio Pulchério, curador e galerista, e Rodrigo Ambrosio, designer e pesquisador das raízes brasileiras.
Sobre o curador
Com uma curadoria plural e cuidadosa, de orientações estéticas e estilos autorais diversos, Marco Aurélio Saad Pulchério (Marco500) é responsável pela interlocução comercial de mais de 500 diferentes nomes que ajudam a contar o cenário do design e do artesanato nacional.
Por meio de uma atenta gerência de produto, sob sua chancela, a MARCO500 tem, como premissa, guiar artistas, requalificar o público consumidor e colaborar na formação de mecanismos de mercado.
A marca é prestigiada como referência em inovação pela mídia especializada, com participação no Projeto “MoMA Design Store Destination Brasil” (2009), e na Mostra Be Brasil, no Fuorisalone da Semana de Design de Milão (2019).
Assina também a curadoria e a realização das exposições ALAGOAS – The Brazilian Artisanal Soul (Miami | 2021) e Alagoas Handmade Collection | Casa Brasil Nova York (Maio | 2022) e, agora, na Casa Brasil Bicentenário.
Sobre o Alagoas Feita à Mão
O Alagoas Feita à Mão é executado desde 2015 pelo Governo do Estado de Alagoas com objetivo de estruturar e valorizar o segmento artesanal alagoano e, consequentemente, a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal.
Com a coordenação de Daniela Vasconcelos, o programa tem, ainda, o intuito de mostrar nacional e internacionalmente a pluralidade da produção local.