Evento abordará desafios, oportunidades e novos formatos na comunicação.
Com o intuito de debater sobre inovação no jornalismo alagoano e captação de recursos, a 1ª edição do Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA) está com inscrições abertas.
O evento, que acontece no dia 26 de novembro, deverá abordar os desafios e oportunidades dos novos formatos na comunicação.
A programação conta com mesas, painéis, workshops e pausas programadas para networking, todas focadas em inovação, com discussão de modelo de negócio, ferramentas jornalísticas, jornalismo de dados e outros mecanismos.
A iniciativa da Agência Tatu e Olhos Jornalismo tem como objetivo criar uma ponte entre profissionais que trabalham para repaginar seus empreendimentos e estudantes que buscam processos comunicacionais mais inclusivos, diversos e dinâmicos. O evento tem patrocínio do Sebrae Alagoas.
O fórum também terá colaboração da Mercatus e outro veículos de comunicação, como Revista Alagoana, Mídia Caeté e Eufemea, com objetivo de apresentar novos caminhos para o jornalismo do estado.
A diretora de conteúdo da Agência Tatu, Graziela França, destaca essa possibilidade de ligar profissionais e organizações que buscam inovar na área:
“Sempre foi um desejo nosso conseguir juntar quem inova ou deseja inovar no jornalismo de Alagoas e poder discutir sobre os desafios, conquistas, novas formas de comunicar, projetos e produtos, além de estabelecer uma ligação entre esses profissionais e organização. O FIJA vem pra concretizar esse sonho”, salienta.
Para o editor do Olhos Jornalismo, Jean Albuquerque, a promoção de espaços como esse contribui para reoxigenar a área, além de repensar estratégias relevantes e assertivas para serem usadas na comunicação local.
“Iniciativas como essa são importantes para o fortalecimento do jornalismo local. Acredito na coalizão das organizações no sentido da manutenção dos nativos digitais e de qualificar o debate sobre o jornalismo independente no Estado, além da oportunidade de conhecer de perto como elas funcionam. O público vai poder se deparar com o que há de mais inovador no fazer jornalístico”, acrescenta.
Os interessados podem se inscrever neste link. O ingresso para profissionais é R$ 40, e os estudantes pagam R$ 20, tirando as taxas cobradas pela plataforma. Todos os inscritos receberão um certificado de participação, de 8 horas de evento.
Programação
Além de nomes de Alagoas, o evento também deverá contar com a presença de Sérgio Miguel Buarque, da Marco Zero Conteúdo (PE), e Gabriela Caesar, da Google Brasil. Confira a programação completa abaixo:
9h – Abertura
9h10 – Palestra – Empreendedorismo e inovação – Sebrae Alagoas
9h20 – Mesa – Jornalismo independente e multiplataforma: impacto no cenário local – com Jean Albuquerque (Olhos Jornalismo), Vanessa Oliveira (Mídia Caeté) e Bertrand Morais (Revista Alagoana)
10h10 – Workshop – Introdução ao Jornalismo de Dados – com Graziela França (Agência Tatu)
11h30 – Palestra – Marco Zero Conteúdo: a consolidação do jornalismo independente do Brasil, a partir do Nordeste – Sérgio Miguel (Marco Zero Conteúdo)
12h10 – Intervalo para almoço e networking
14h00 – Bate-papo – Modelos de negócios locais, Géssika Costa (Ajor) entrevista Marcelo de Arruda (Mercatus Jornal) e Raíssa França (Eufemea)
14h50 – Workshop – Construindo visualizações incríveis para as suas reportagens – Lucas Thaynan (Agência Tatu)
14h50 – Workshop – Ferramentas especiais para trabalhar com dados – Lucas Maia
16h20 – Coffee-break e Networking
17h – Palestra – Descobrindo pautas e insights com o Google Trends, com Gabriela Caesar, do Google Brasil
18h – Encerramento
Serviço
O quê? Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA)
Quando? 26 de novembro (sábado), das 8h às 18h
Onde? No Sebrae Alagoas, Centro de Maceió (localização)