Levantamento revela que 73,96% dos maceioenses devem presentear na data.
Uma das datas importantes para o Comércio está se aproximando: o Dia das Crianças. Comemorado no próximo dia 12 de outubro (quarta-feira), é a quinta data com o maior volume de vendas, ficando atrás do Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais.
De acordo com pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio Alagoas, a data deverá movimentar R$ 35.727.922,83 em Maceió, com a compra de presentes e uso de serviços este ano.
O levantamento identificou que brinquedos em geral (escolha de 87,1% dos entrevistados), vestuários, calçados e smartphones devem ser os presentes mais requisitados entre os consumidores. O ticket médio para a compra desses presentes foi estimado em R$ 167,28, enquanto para a comemoração, o valor médio ficou em R$ 98,17.
A pesquisa também demonstra que 73,96% dos maceioenses pretendem comprar presentes. Em relação a quantidade, 33,33% revelaram que pretendem adquirir um presente, 24,73% têm a intenção de levar dois, e 19,35% devem comprar três presentes.
Os locais mais procurados para a escolha dos presentes foram: Centro de Maceió (66,13%), shoppings (48,39%), e-commerce (23,66%), e lojas de rua, bairro e galerias (4,3%).
Segundo o resultado da pesquisa, os maiores atrativos para definir a compra dos presentes são preço (61,29%), promoções (54,3%) e qualidade dos produtos (41,13%). Atendimento (16,4%), vitrine (7,53%), conforto (6,45%), praticidade (5,38%) e proximidade (3,49%) também foram apontados como diferenciais.
Já sobre o meio de pagamento mais utilizado pelos entrevistados para a aquisição do presente, 32,65% deve utilizar o dinheiro em espécie, 28,16% optou por parcelar no cartão de crédito, 20% escolheu a opção do cartão de débito, e 12,65% o pix.
Além dos presentes, alguns dos entrevistados pretendem fazer alguma comemoração na data: 29,18% devem fazer algo em casa, 16,73% optaram ir ao shopping/cinema, 13,23% escolheram comemorar na casa de parentes, e 10,12% deverão levar as crianças para parques compactos de shoppings, como a Game Station e Magic Games.
A pesquisa do Instituto Fecomércio Alagoas foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro, em ambientes de consumo de grande circulação.