Desempregados em Maceió terão passagem de ônibus gratuita

(Foto: Secom/Maceió)

Benefício vale por 60 dias e garante 12 passagens por mês.

A Prefeitura de Maceió lançou, nesta quinta-feira (28), o auxílio-transporte temporário para trabalhadores que estejam desempregados. O benefício poderá ser concedido a até mil pessoas que cumpram os requisitos da portaria que será publicada na próxima sexta-feira (29), no Diário Oficial do Município (DOM), e tem duração de 60 dias.

No início da tarde desta quinta, o prefeito de Maceió, JHC, publicou em suas redes sociais sobre o benefício. “O auxílio-transporte garante 12 passagens gratuitas por mês, uma oportunidade fundamental para quem busca trabalho”, informou o prefeito.

De acordo com a portaria conjunta assinada hoje pelos gestores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o auxílio-transporte tem como objetivo possibilitar o deslocamento do cidadão em busca de trabalho nos ônibus urbanos de Maceió, tendo em vista o aumento do desemprego provocado pela pandemia de covid-19.

Como vai funcionar

Para ter acesso ao benefício, o interessado deverá se dirigir a partir do dia 3 de agosto até a sede do Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA), na Avenida Amazonas, número 90, bairro do Prado, em frente à Praça da Faculdade, com os seguintes documentos: carteira de identidade original e cópia, CPF original e cópia, comprovante de residência de Maceió, Carteira de Trabalho e/ou outros meios que comprovem a situação de desemprego. Além desses, quem já possuir o Cartão Vamu na modalidade cidadão deve levar no momento do cadastro.

A Secretaria de Assistência Social ficará responsável por enviar à SMTT os nomes e documentos daqueles que estiverem aptos a receber o benefício, e a Superintendência irá expedir o Cartão VAMU com direito a 12 passagens gratuitas por mês, ou seja, seis viagens de ida e volta, para utilização nos ônibus urbanos de Maceió durante um mês, prorrogável por mais um mês.

Os usuários do transporte coletivo que já possuírem qualquer outro benefício em relação ao transporte público poderão optar pela aquisição do VAMU, sendo vedada a acumulação de benefícios. 

Os valores referentes às passagens gratuitas serão custeados pelo Município, que fará o repasse no preço da tarifa vigente ao Consórcio Operacional do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió – SIMM.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você