Local enfrenta ordem de despejo por dívida de aluguel acumulada entre 2015 e 2018.
Nesta segunda-feira (16), o Centro Cultural Arte Pajuçara comunicou que o espaço está enfrentando uma ordem de despejo em decorrência de uma dívida de aluguel acumulada entre 2015 e 2018, cobrada com juros e correção.
Por esse motivo, o Centro Cultural abriu uma “vaquinha online” — espécie de financiamento coletivo —, para arrecadar fundos necessários e permitir que a organização, que trabalha de forma independente e sem fins lucrativos, continue com as porta abertas.
Segundo o diretor do centro, Marcos Sampaio, o Arte Pajuçara é o último cinema de arte da cidade de Maceió e após tentativas de negociação em torno de um parcelamento, sem sucesso, a única forma de manter o espaço aberto é quitando a dívida à vista.
“Por isso fazemos um apelo urgente: colaborem para salvar o espaço que é um símbolo de resistência cultural e vem formando gerações de cinéfil@s há mais de 40 anos”, diz um trecho do comunicado.
Com os recursos da Lei Aldir Blanc, o Arte Pajuçara resistiu à pandemia de Covid-19, que provocou o fechamento de várias salas importantes de cinema pelo país. Em 2022, após sua reabertura, o cine adotou ainda uma reformulação no catálogo e no preço dos ingressos, como estratégia para suprir as contas.
Entretanto, como reflexo do longo período sem atividade, a reformulação não tem sido suficiente para quitar as dívidas pendentes.
Os interessados em colaborar com qualquer quantia podem acessar o link da vaquinha online clicando aqui.
Outras informações sobre o Centro Cultural Arte Pajuçara podem ser conferidas aqui.