Estado conta com opções de lazer para todos os públicos e gostos.
Com 250km de litoral, Alagoas conta com uma diversidade de opções de praias e paisagens para todos os gostos.
Seja para relaxar ou se aventurar, corais, peixes multicoloridos, águas transparentes e mornas, locais adequados para surf, trilhas e outras aventuras fazem parte do mapa alagoano de paisagens.
Confira dez opções para visitar enquanto estiver aproveitando o verão no estado:
1. Ponta Verde
Localizada em Maceió, é considerada uma das praias urbanas mais bonitas da região Nordeste. Vários coqueiros compõem a orla, e seu símbolo, o Farol da Ponta Verde, fica incrustado na incrível barreira de corais que compõe a região.
O local também conta com barracas e ambulantes que circulam no local, e é ideal para frequentar com crianças durante a maré baixa e praticar esportes como caiaque, mergulho, stand-up paddle, natação e windsurf.
A praia de Ponta Verde é um ótimo local para atividades físicas, com orla e ciclovia para longas caminhadas ou passeios de bicicleta.
2. Pajuçara

Vizinha à praia de Ponta Verde, a enseada da Pajuçara chama atenção pelos tons de azul e esverdeado do mar, encantando turistas e residentes. Além de bares e restaurantes, o local também conta com a famosa feirinha de artesanato.
Outra opção que a Pajuçara oferece é o passeio de jangada artesanal até as piscinas naturais, com vários peixes coloridos e natureza exuberante.
3. Ipioca

A cerca de 22km de distância do centro de Maceió, a praia de Ipioca fica no litoral norte. Praticamente deserta e com uma longa faixa de areia, a praia é ideal para longas caminhadas.
Na maré baixa, é possível ver os corais da região e tomar banho nas piscininhas que se formam ao longo da praia, sendo ideal para crianças. Ipioca também conta com alguns beach clubs, que funcionam com sistema day-use, em que o usuário pode utilizar as instalações durante o dia, como piscina, buffet e áreas comuns, mas sem ter direito a um pernoite.
4. Francês

Uma das mais procuradas por quem visita Maceió, a praia do Francês é uma das mais bonitas de Alagoas. Ela fica na cidade de Marechal Deodoro, a cerca de 25km da capital.
Boa parte da praia é cercada por uma barreira de corais que, durante a maré baixa, faz com que a praia pareça uma piscina com águas calmas, sendo uma boa opção para quem está com crianças e não quer ficar em um local com ondas fortes.
No lado direito do Francês, sem essa proteção da barreira de corais, as águas são ideais para a prática de surf e kitesurfe. O local também conta com um coqueiral que, no final da tarde, compõe um belo cenário com o pôr do sol.
5. Barra de São Miguel

Localizada no litoral sul de Alagoas, a Barra de São Miguel é ligada a Maceió pela rodovia AL-101 Sul, totalmente duplicada, tornando o acesso ao balneário mais fácil e rápido. De carro, são 25 minutos até a pequena cidade, queridinha dos alagoanos para uns dias de descanso.
Ao longo da orla litorânea, é possível encontrar barracas e restaurantes, que oferecem apoio para os visitantes que desejam se desligar um pouco dos afazeres e querem desfrutar de petiscos e pratos à base de frutos do mar, além de sucos de frutas regionais, como mangaba e cajá, água de coco e drinks diversos.
A contínua barreira de arrecifes ao longo da costa torna a praia um dos melhores destinos para banho do país, formando uma grande piscina natural, com águas calmas e cristalinas, ideais para a prática de stand-up paddle, caiaque, kitesurf, além de passeios de banana-boat.
6. Praia do Gunga

A 45km da capital alagoana, a Praia do Gunga fica localizada no município de Roteiro e é considerada uma das mais bonitas do país.
Quando a maré está baixa, a praia se torna uma piscina natural de águas cristalinas. O local conta com vastos coqueirais, falésias e morros de areia branca, além de um mar tranquilo e com a temperatura ideal.
A praia possui uma península e fica dividida em duas partes: na ponta esquerda, fica localizada a Barra de São Miguel, e é possível ver o encontro do mar com a Lagoa do Roteiro. Neste lado da praia, há mais movimentação de turistas, e estão localizados diversos quiosques que oferecem bebidas e opções de petiscos e pratos a base de frutos do mar.
Já no outro lado da praia, estão as famosas falésias do Gunga, que são formações rochosas litorâneas e íngremes de areia colorida. Para chegar lá, há passeios disponíveis de buggy ou quadriciclo.
7. Praia do Patacho

Localizada no município de Porto de Pedras, em Alagoas, a praia do Patacho conta com areias claras, água translúcida e vários coqueiros. Encrustada na já famosa Rota Ecológica da região Norte do estado, a praia é sinônimo de sustentabilidade, com áreas de restinga preservadas e areias limpas.
Durante a maré baixa, é possível chegar a pé até as piscinas naturais, que encantam os visitantes com suas águas mornas, conjunto de corais e peixinhos multicoloridos.
A região, que é famosa pela exclusividade, possui pousadas com ambientes que unem o rústico ao luxo, e proporcionam tranquilidade aos hóspedes que desejam um destino ideal para relaxar e curtir o sol e mar.
8. Praia do Marceneiro

A cerca de 90km de Maceió, a praia do Marceneiro é um pequeno paraíso que fica localizado no começo da Rota Ecológica dos Milagres, no município de Passo do Camaragibe.
Vizinho a São Miguel dos Milagres, o local é o refúgio ideal para quem busca uma praia sem agito e praticamente deserta no litoral norte de Alagoas.
Com pouca infraestrutura, a praia conta com apenas um trecho onde ambulantes locais podem atender os visitantes. Além de águas calmas, mornas e transparentes, a praia é ideal para boas caminhadas, já que conta com uma faixa de areia extensa e plana.
9. Ponta de Mangue (Maragogi)

Uma das mais famosas de Maragogi, a praia Ponta de Mangue fica a 140km da capital alagoana e encanta pelas águas verdes e mornas, com coqueirais ao longo da praia.
A praia conta com águas calmas e arrecifes aparentes durante a maré baixa, e é ideal para famílias que viajam com crianças pequenas.
10. Pontal de Coruripe

A praia do Pontal do Coruripe fica a 90km de Maceió, na região sul de Alagoas. O local é perfeito para levar crianças, e durante a maré baixa, há uma extensa barreira de arenito que forma uma piscina natural onde os pequenos podem aproveitar e se divertir.
A região conta com alguns quiosques e restaurantes, além de uma extensa faixa de areia plana, se tornando ótima para longas caminhadas.
Outro atrativo no local é o Mirante do Farol, onde se tem uma ampla visão da praia. No artesanato da região, o destaque vai para os trabalhos produzidos com a fibra de Ouricuri, uma palmeira nativa do Brasil.
As artesãs locais utilizam a palmeira na produção de peças como chapéus, bolsas, cestaria, utensílios de casa e adornos. É comum encontrar as artesãs nas calçadas de casa trançando e descansando as palhas, ou nas duas associações presentes na região: Associação das Artesãs do Pontal de Coruripe e a Pontal Art.
Com Ascom Sedetur