Ação deverá emitir a primeira habilitação para usuários do Cadúnico em Maceió.
As inscrições para o Programa CNH Social, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), abriram nesta segunda-feira (6) e vão até a próxima quarta-feira (8). Os interessados podem se inscrever através do link.
A ação deve emitir, de forma gratuita, a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para residentes de Maceió cadastrados no Cadúnico, que tenham renda de até R$ 550 por pessoa na família. O programa tem como objetivo garantir mais oportunidades no mercado de trabalho a este público.
De início, serão ofertadas 350 vagas para a emissão da primeira carteira de motorista. Os participantes poderão escolher pelo Curso de Formação de Condutores nas categorias A (moto) ou B (carro).
O que é necessário para se inscrever?
Para participar, o candidato deve:
- Ter mais de 18 anos;
- Ser inscrito no Cadúnico com renda per capta de meio salário mínimo (renda de até 550 reais por pessoa na família);
- Ter um (1) NIS por família;
- Saber ler e escrever;
- Possuir RG e CPF;
- Comprovar domicílio em Maceió com CEP válido;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
- Possuir e-mail.
Ao fim das inscrições, uma comissão da Semas deverá selecionar os candidatos de acordo com os critérios estabelecidos e com a disponibilidade das vagas.
Após a seleção, a relação dos candidatos que tiveram as inscrições validadas deverá ser divulgada através do site da prefeitura de Maceió, de acordo com a ordem de inscrição e por categoria escolhida.
Os candidatos que forem selecionados devem comparecer à sede do Cadastro Único, localizada no bairro da Serraria, de 13 a 23 de dezembro, com originais e cópias da seguinte documentação:
- Identidade;
- CPF;
- Certidão de nascimento dos dependentes, se houver;
- Comprovante de residência ou domicílio no município de Maceió ;
- Declaração, a próprio punho, de que sabe ler e escrever, lavrada no ato da comprovação;
- Termo de responsabilidade sobre as informações prestadas na inscrição, assinado no ato da comprovação;
- Declaração de que conhece e aceita todas as condições de participação do Programa de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores (CHN-SOCIAL), assinado no ato da comprovação;
- Comprovante de inscrição no Cadastro Único de Maceió.
As aulas deverão ter início em janeiro de 2022, e serão ministradas pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. A duração das aulas teóricas e práticas deverá ser de três meses.