Festival Varilux de Cinema Francês traz 16 filmes inéditos a Maceió

(Foto: Ascom Centro Cultural Arte Pajuçara)

Evento ocorre até 14 de dezembro (terça-feira), no Centro Cultural Arte Pajuçara

A 12ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês começou na última quinta-feira (25), com a exibição de 16 filmes inéditos no Centro Cultural Arte Pajuçara. A programação, com foco na cultura francesa, acontece até 14 de dezembro.

O Arte Pajuçara será o único cinema a exibir a mostra em 2021 em Alagoas. A programação e os trailers dos filmes que serão exibidos estão disponíveis na íntegra no site do espaço.

Neste ano, os destaques do festival são os longas-metragens: Adeus, Idiotas, de Albert Dupontel; A Travessia, de Florence Miaihe; Delicioso: da Cozinha para o Mundo, de Eric Besnard; Enquanto Vivo, de Emmanuelle Bercot; Ilusões Perdidas, de Xavier Giannoli; Um Intruso no Porão, de Philippe Le Guay; Nosso Planeta, Nosso Legado, de Yann Arthus-Bertrand; Madrugada em Paris, de Elie Wajeman; Mentes Extraordinárias, de Bernard Campan e Alexandre Jollien; Um Conto de Amor e Desejo, de Leyla Bouzid e @Arthur Rambo — Ódio nas Redes, de Laurent Cantet.

Confira abaixo alguns filmes que estarão em cartaz durante o festival:

Adeus, Idiotas (2020), dir. Albert Dupontel

Gênero: Comédia

Duração: 1h27

Sinopse: Quando Suze Trappet (Virginie Efira) descobre, aos 43 anos, que está seriamente doente, decide ir procurar a criança que foi forçada a abandonar quando tinha 15 anos. Sua busca vai fazê-la encontrar JB (Albert Dupontel), um quinquagenário em pleno esgotamento mental, e com o Sr. Blin (Nicolas Marié), um arquivista cego, que tem um entusiasmo impressionante. Juntos, eles embarcam em uma missão tão espetacular quanto improvável.  

Enquanto Vivo (2021), dir. Emmanuelle Bercot

Gênero: Drama

Duração: 2h

Sinopse: Um homem condenado cedo demais por uma doença. O sofrimento de uma mãe diante do inaceitável. A dedicação de um médico e de uma enfermeira para acompanhá-los num caminho impossível. Ao longo das quatro estações de um ano eles terão que lidar com a doença, domesticá-la, e compreender o que significa morrer enquanto vive.

@Arthur Rambo – Ódio nas Redes (2021), dir. Laurent Cantet

Gênero: Drama

Duração: 1h27

Sinopse: Quem é Karim D.? Um jovem escritor empenhado no sucesso? Ou seu pseudônimo Arthur Rambo, que espalha mensagens de ódio em suas redes sociais? 

Um Conto de Amor e Desejo (2021), dir. Leyla Bouzid

Gênero: Drama/Romance

Duração: 1h42

Sinopse: Ahmed (Sami Outalbali), 18 anos, é francês de origem argelina. Cresceu nos subúrbios parisienses. Nas  bancadas da universidade, ele conhece Farah (Zbeida Belhajamor), uma jovem tunisiana cheia de energia que acaba de chegar de Túnis. Ao descobrir uma coletânea de literatura árabe sensual e erótica da qual ele nunca soube, Ahmed apaixona-se perdidamente por esta jovem e, apesar de literalmente inundado de desejo, ele vai tentar resistir.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você