Universidade conseguiu ainda o 5ª lugar em registros de programas de computador.
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ficou em 16º lugar na classificação de patentes de invenção do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), divulgada no início de outubro.
Ao todo, a lista elenca as 50 instituições que mais depositaram patentes no ano de 2020. A Ufal fez 33 depósitos.
No ranking de registros de programas de computador, também elaborado pelo INPI, a Universidade conseguiu uma outra posição de destaque, ficando em 5º lugar, com 37 depósitos.
Para o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Ufal, esses resultados demonstram o desenvolvimento de pesquisas da Universidade. “Isso exterioriza a significância da pesquisa de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, que conecta áreas de conhecimento diferentes para resolver problemas da sociedade”, afirma.
Departamento com bom desempenho
Um dos fatores atribuídos para o destaque da Ufal nestes rankings nacionais é o bom desempenho do Instituto de Computação (IC), que abriga uma das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial para Inovação (Embrapii), e que, por meio do grupo Edge, gerencia 27 projetos, com 156 bolsistas e mais de R$ 55 milhões em investimentos.
“Sinal de que o conhecimento científico tem avançado com todos os percalços que o sistema federal de ensino tem enfrentado”, destaca Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).
Sobre o ranking INPI
A classificação no ranking do INPI é separada por categorias que incluem ativos como Patentes de Invenção, Modelos de Utilidade, Marcas, Desenhos Industriais e Programas de Computador, entre outros.
O ranking detalhado de cada uma das categorias dos maiores depositantes de Propriedade Intelectual no ano de 2020 está disponível na página do INPI, no Portal Gov.