Você com certeza já ouviu falar do Silicon Valley ou Vale do Silício como é chamado em português. É o maior polo de inovação do mundo, e foi de lá que surgiram empresas como: Facebook, Google e Apple. Mas e se existisse algo assim no estado de Alagoas?
Na verdade, já tem e chama-se Sururu Valley, comunidade de startups que faz parte do ecossistema alagoano de tecnologia, inovação e empreendedorismo, e surgiu no ano de 2012, para contornar o pensamento de que empreendedores precisavam deixar Alagoas para entrar no mundo dos negócios de inovação.

No mesmo ano, aconteceu o primeiro Demo Day Alagoas, a primeira competição de startups do estado. A vencedora da competição foi a Hand Talk, startup que realiza tradução digital e automática para a língua brasileira de sinais, que ganhou o mundo, sendo, inclusive, premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 como o melhor Aplicativo Social do planeta.
A composição do Sururu Valley abrange empresários, empreendedores, investidores, pesquisadores acadêmicos, atores do poder público e muito mais, e está ganhando cada vez mais relevância.
Maceió, a capital alagoana, foi apontada como a “Cidade com o maior potencial empreendedor do Brasil” segundo o Índice de Cidades Empreendedoras – ICE de 2015, 2016 e 2017, pesquisa que foi realizada pela Endeavor, onde foram analisados os dados de 32 capitais brasileiras.
De acordo com dados de dezembro de 2019 do Startup Base, Alagoas possui cerca de 40 startups, sendo 60% em fase de tração. Os setores mais frequentes são Comunicação, Marketing e Mídia (15%), Educação (10%) e Entretenimento (10%).
Conheça um pouco mais de algumas dessas startups alagoanas:
Doity
A Doity nasceu a partir da necessidade de seus próprios fundadores, quando ainda universitários. Uziel Barbosa e Geraldo Neves – hoje sócios – organizaram um evento no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e sentiram as dificuldades de gerenciá-lo. Como não encontraram uma solução disponível no mercado, desenvolveram um site próprio com um sistema que permitia a inscrição de participantes.
Hoje, a Doity conta com uma equipe de 20 pessoas, soma mais de 2,3 milhões de inscrições realizadas através da plataforma e já teve mais de 30 mil eventos cadastrados, por mais de 20 mil organizadores, no Brasil e em Portugal.
Roga Labs
A Roga é uma empresa de desenvolvimento de software focada em sistemas web e aplicativos mobile (IOS e Android) para segmentos B2B e B2G.
Id5
A Id5 é uma agência digital que possui uma plataforma para gestão de marketing que conecta empresários, consultores de marketing e fornecedores de serviços em um marketplace que tem como espinha dorsal um plano de marketing inteligente.
A história de crescimento da Id5 pode ser confundida com o desenvolvimento da área no estado. A atuação dela já garantiu diversas certificações de excelência e prêmios reconhecidos nacionalmente, tais como o selo da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e a certificação do MPE Brasil. Em 2017, receberam a aceleração do Sebrae e do prêmio Inovativa graças ao desenvolvimento de sua plataforma de gestão de marketing.
Hand Talk
A Hand Talk realiza tradução digital e automática para Língua Brasileira de Sinais, por meio de dois produtos principais: seu “tradutor de sites” traz acessibilidade digital em Libras para a comunidade surda e seu “aplicativo” quebra a barreira de comunicação que há entre ela e os ouvintes (www.handtalk.me).
Viuzz
A Viuzz é uma plataforma de transmissão online com os melhores conteúdos de entretenimento e produções exclusivas, conectando você aos seus artistas preferidos. Você pode conferir todos os projetos dos melhores influenciadores digitais, além de interagir e colaborar com o desenvolvimento profissional de cada um (https://viuzz.com.br)
Bigú
A Bigú é um aplicativo de mobilidade urbana. Lançado em 04 de dezembro de 2018, tem a missão de oferecer um serviço de mobilidade de forma simples, prática e eficiente que proporcione aos usuários, inclusive os de baixa renda, a sua utilização através de um fantástico sistema de bonificação progressiva fazendo com que pessoas possam se deslocar de um lugar para o outro de forma confortável e acessível sendo vantajoso para motorista e passageiro.
ZeroTime
A ZeroTime é uma ferramenta de gerenciamento completa para clínicas e consultórios, seja para médicos, odontólogos, fisioterapeutas, esteticistas, etc. Proporciona redução de tempo, tanto para a equipe médica como para os pacientes, facilitando agendamentos de consultas e exames através do smartphone, trazendo agilidade com alertas e fila virtual espelhada na fila real, oferecendo uma experiência inovadora e sem aborrecimentos nas salas de espera em atendimento eletivo (https://zerotime.com.br)
Osh Technology
A Osh Technology é uma empresa nascida em 2019, na UNIT, com o propósito de levar soluções tecnológicas para a indústria local. Essa empresa acumula premiações e a liderança no setor de inteligência artificial aplicada a máquinas industriais (https://www.oshtechnology.com/).
Essas é apenas uma pequena parte das startups que fazem parte do ecossistema alagoano. Talvez, uma das perguntas que ficou para você é: para quem é esse ecossistema? Para todos aqueles que desejam contribuir com o desenvolvimento do Estado de Alagoas, a partir da inovação e do empreendedorismo.
Entre em contato conosco através do nosso Instagram ou pelo e-mail: sururuvalleyoficial@gmail.com.
Dheiver Santos é professor, Pesquisador e Empreendedor. Cientista de Dados Sênior no Grupo Boticário/GAVB, Mentor de Negócios no Founder Institute Brazil, Pesquisador na Rede BRIDGE, Consultor Empresarial, Prof. Doutor Estácio de Sá – Alagoas ensinando cadeiras na área de tecnologia da Informação (Sistemas operacionais). Possui Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui mais de duzentas produções científicas na base Lattes e mais de 15 anos de experiência de mercado.