Por que o mercado imobiliário é a melhor oportunidade de crescimento profissional dos últimos 10 anos

(Foto: Anthony Esau/Unsplash

O mercado imobiliário é o setor da economia de Alagoas que oferece o maior número de oportunidades profissionais para advogados, corretores e investidores. Entretanto, para se destacar nesse setor é fundamental ter uma boa formação técnica.

O mercado imobiliário é o nicho de atuação que mais oferece oportunidades para o crescimento profissional de advogados, corretores e investidores por causa da junção de dois fatores raros de acontecerem simultaneamente.

O primeiro aspecto de destaque do mercado imobiliário é a perspectiva de crescimento. Segundo estimativa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o mercado imobiliário crescerá 30% em 2021. Em 2020, a venda de imóveis residenciais novos cresceu 9,8% em comparação com 2019, segundo levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Ou seja, o setor da construção civil cresceu no meio da crise de 2020 e crescerá 30% em 2021, movimentando bilhões de reais na economia brasileira.

Alagoas ainda tem o desastre ambiental causado pela Braskem que estimula ainda mais o mercado. São 40 mil pessoas que estão sendo indenizadas e que precisam ser realocadas no espaço urbano. Essa conjuntura resultou em um número crescente de transações imobiliárias no estado, e onde tem demanda, existe oportunidade para fazer dinheiro.

Mas não é apenas a estimativa de crescimento e os valores envolvendo o setor da construção civil que o torna uma grande oportunidade de alavancar sua carreira, mas principalmente a ausência de profissionais especializados e capacitados para atuarem nas transações imobiliárias.

É bem verdade que existem muitos corretores e advogados se aventurando no mercado, mas como abordamos no texto da semana passada, existe um grande déficit na formação desses profissionais.

O curso técnico de transações imobiliárias é extremamente limitado, não prepara o corretor para fazer uma análise de riscos da transação, acompanhar o processo de registro do imóvel e verificar a capacidade financeira do cliente.

Os cursos de graduação em Direito de Alagoas sequer oferecem a matéria de Direito Imobiliário na grade curricular. Observamos muitos profissionais reféns de contratos feitos por modelos de internet e que não são capazes de entender as particularidades do mercado imobiliário.

É fácil de observar um mercado em crescimento acelerado, que movimenta altos valores e com ausência de mão de obra qualificada para atuar nas transações imobiliárias.

Um profissional que deseja trabalhar na construção civil precisa dominar a análise de riscos das operações, os aspectos tributários daquela transação e os fatores econômicos que influenciam no negócio.

Dominar a análise de riscos das operações significa a capacidade de analisar as certidões do imóvel e do comprador, dominar o processo de registro do imóvel e oferecer segurança jurídica para aquela transação. Aqui, o profissional atua como um defensor, que tem por objetivo diminuir os riscos dos seus clientes.

Compreender as questões tributárias de uma transação imobiliária é ter capacidade de orientar seu cliente para que ele pague a menor quantidade de imposto de forma lícita, ou seja, é mostrar para o cliente quais as opções jurídicas disponíveis para aquela operação e como ter o menor custo fiscal possível. Aqui, o profissional atua como um meio de campo clássico, camisa 10 do time, responsável por criar as principais oportunidades.

Ter capacidade de analisar os fatores econômicos da transação é dominar aspectos da micro e macro economia que vão influenciar na capacidade de lucro do cliente. Aqui, o profissional atua como um atacante, responsável por potencializar os lucros do seu cliente.

O mercado imobiliário está em crescimento acelerado e movimentando muito dinheiro, a hora de se especializar e buscar crescimento profissional é agora.


Charles Vieira é advogado na área empresarial, com foco no setor imobiliário, graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, com especialização em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Direito Imobiliário pelo EBRADI/SP e Mestrando em economia e mercado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente exerce a função de Assessor Parlamentar, para assuntos tributários, na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você