Professores alagoanos podem se inscrever em prêmio de Educação Empreendedora

(Foto: Senai/SE)

Premiação do Sebrae tem inscrições abertas até próxima sexta-feira (10).

Professores alagoanos que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora nas suas escolas podem se inscrever no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora até a próxima sexta-feira (10).

A premiação é voltada para educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC. As inscrições devem ser feitas no site da premiação.

Além do troféu, os vencedores ganharão uma Missão Técnica Nacional – a ser definida -, além de terem seus casos divulgados nacionalmente nos canais do Sebrae.

Conforme o regulamento, serão aceitas inscrições individuais ou de equipes com até cinco pessoas, mas é necessário indicar o representante do grupo, que será o responsável pela inscrição e precisará comprovar seu vínculo com a escola ou universidade durante o período em que o projeto foi implementado.

“Todo professor pode inscrever quantos projetos desejar e quem já foi reconhecido na primeira edição do prêmio está novamente convidado a participar”, destaca a coordenadora do programa de Educação Empreendedora do Sebrae Alagoas e analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD), Sílvia Chamusca.

“É uma ótima oportunidade para os professores e alunos divulgarem seus trabalhos com foco no empreendedorismo”, observa ela, lembrando que a edição deste ano contempla também os projetos realizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Eles devem ser inscritos nas categorias correspondentes à sua etapa de ensino.

Na última edição do prêmio, em 2019, a professora alagoana Maria do Amparo Nunes foi uma das vencedoras. Ela concorreu com o projeto ‘Cuidando da saúde dos cabelos com o uso da Opuntia Conchenellifera (Palma) e Ziziphus Joazeiro (Juá)’, idealizado e executado por ela e pelos alunos da Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, na região Agreste.

“A ideia foi incentivar moradores da zona rural a produzirem xampu de Palma e Juá, 100% natural, aproveitando as propriedades da palma, como vitaminas e colágenos, e os inúmeros benefícios da raspa do Juazeiro. O projeto foi executado por três alunas e deu super certo. Utilizamos em nossos próprios cabelos”, relembra a professora.

Ela conta que esteve na comunidade de Coruripe, juntamente com as alunas, e levaram 100 frascos. Após 15 dias, elas voltaram para receber a avaliação da comunidade, que disse que o resultado foi “melhor que xampu de mercado”.

Edição 2021

A edição deste ano do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora com a Etapa Estadual, com a seleção de projetos em todos os estados, e a Etapa Nacional, todas elas com cinco categorias: Ensino Fundamental 1; Ensino Fundamental 2; Ensino Médio Regular, Educação Profissional e Ensino Superior.

Projetos realizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem ser inscritos nas categorias correspondentes à sua etapa de ensino. A premiação de reconhecimento da Etapa Estadual será realizada no mês de novembro com os Troféus de Ouro, Prata e Bronze e classificação dos finalistas para a Etapa Nacional, com o reconhecimento em fevereiro de 2022.

Os classificados para a Nacional também poderão ser contemplados com reconhecimentos especiais: Destaque Educação Empreendedora na Pandemia; Destaque Educação Empreendedora na EJA, Menção Honrosa e Júri Popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você