Convênio com Abrasel vai destinar investimentos para promover gastronomia do estado.
A gastronomia alagoana é um dos principais atrativos turísticos do estado e, portanto, um setor economicamente significativo. Com o objetivo de promover o segmento, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL) assinaram um convênio na última segunda-feira (30).
A parceria visa promover a culinária alagoana através de investimentos para a realização de eventos e festivais gastronômicos.
De acordo com um levantamento feito pela Abrasel-AL, o setor gastronômico teve um impacto de aproximadamente R$ 150 milhões na economia alagoana em 2019, um valor 66,7% maior do que o registrado em 2018.
Segundo o secretário da Sedetur, Marcius Beltrão, o convênio deverá fortalecer o setor, gerando emprego e renda para os alagoanos.
“Com a retomada segura e gradual do turismo no nosso estado, é importante apostar num trabalho de divulgação da gastronomia local e suas potencialidades, impulsionando a cadeia do turismo em Alagoas”, destaca Beltrão.
De acordo com informações da Sedetur, a Abrasel-AL conta com 390 associados, que geraram aproximadamente 16 mil empregos diretos na capital de Alagoas em 2019, sendo 7,3 mil empregos a mais do que no ano anterior.
Além disso, 37,3 mil pessoas trabalharam nos seis festivais ocorridos em 2019.
O presidente da Abrasel-AL, José Eutimio Júnior, vê o convênio como fator fundamental para fomentar a gastronomia local.
“Graças a esse convênio, podemos colocar em prática as ações de desenvolvimento da nossa gastronomia, através da realização dos festivais gastronômicos, dos eventos que fazemos para valorização da nossa gastronomia, que abrange desde o bar, os restaurantes, às lanchonetes da nossa cidade”, afirma.