AL dispensa apresentação de ICMS estoque para mais de 130 mil empreendedores

(Foto: Divulgação/Sefaz)

(Foto: Divulgação/Sefaz)

MEIs e empresários de pequeno porte representam 92% do comércio do estado, segundo Sefaz.

Os microempreendedores individuais (MEIs) e empresários de pequeno porte (EPPs) deverão ser dispensados de apresentar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o estoque de mercadorias.

A medida foi autorizada para a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas, na última terça-feira (18).

A dispensa do ICMS estoque deverá beneficiar 131,2 mil negócios no estado. A iniciativa foi regulamentada por meio de uma instrução Normativa, publicada nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo os dados da Sefaz, os MEIs e EPPs representam 92% do comércio de Alagoas, que serão beneficiados com a medida.

A decisão deverá, ainda, abranger empreendedores que continuarão obrigados a entregar o imposto referente ao estoque. Para eles, foi regularizado o pagamento em até 36 parcelas.

A Instrução Normativa SEF (Secretaria de Estado da Fazenda) nº 20, que foi publicada nesta quarta (19), altera a Instrução Normativa SEF nº 18, de 29 de março de 2023, que dispõe sobre o levantamento do estoque e apuração do respectivo imposto, em decorrência do aumento de alíquotas do ICMS com a edição da Lei nº 8.779 de 20 de dezembro de 2022, de mercadorias no regime de substituição tributária.

A nova Instrução Normativa da Sefaz também adia para o mês de julho a entrega do Resumo do Demonstrativo de Levantamento do Estoque de Mercadoria, por parte dos empreendedores. Ela deverá ser apresentada pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Quer saber mais sobre negócios em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.

Veja mais


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você