Eleições acontecem no próximo domingo (2) em todo o Brasil.
No próximo domingo (2), os eleitores brasileiros deverão se dirigir às urnas para escolher seus representantes de presidente da república, governador de estado, senador e deputados federais e estaduais. E neste ano, o título de papel pode ser deixado em casa e substituído pelo e-Título.
O e-Título é o aplicativo para smartphone, disponibilizado pelo Justiça Eleitoral, para que os eleitores possam conferir na tela do próprio celular informações como o número do documento de votação, a zona e seção para onde deve se dirigir para votar.
Além disso, o aplicativo, que já funciona desde 2018, também permite justificar a ausência do voto, consultar locais presenciais para justificar, caso deseje, entre outras informações junto à Justiça Eleitoral, como débitos eleitorais e certidões de quitação e nada consta.
Contudo, para conseguir usá-lo como documento no dia da votação do primeiro ou segundo turno, é necessário que o aplicativo seja baixado e devidamente cadastrado no celular até o próximo sábado (1). No domingo, este serviço já estará temporariamente suspenso.
Como usar o aplicativo do e-Título
O aplicativo do e-Título para celular pode ser baixado na loja de aplicativos dos dispositivos com sistema operacional Android e IOS. É muito importante conferir na loja se o aplicativo é oferecido pela Justiça Eleitoral Brasileira, pois é o único válido e oficial.
Depois de realizar o download no celular, ao abrir o app será necessário aceitar os termos de uso e preencher dados básicos pessoais como nome e filiação. Somente então o usuário será redirecionado para confirmar sua identidade e entrar no e-Título.
O sistema vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Selecione a questão correta e clique em “Próximo” até chegar ao final do questionário.

Caso alguma questão seja respondida errada, será gerado outro campo com perguntas diferentes das erradas. Com todas as questões corretas, o eleitor já poderá definir a sua senha de acesso ao aplicativo, devendo ser uma sequência de, no mínimo, 6 dígitos.
Eleitores que tenham a biometria cadastrada também poderão ver a própria foto do título no aplicativo junto às outras informações. É dessa forma que o documento virtual substitui a identidade ou carteira de motorista.
Por esse motivo, para votar com o e-Titulo sem biometria, é exigido a apresentação também de um documento com foto. O título de eleitor impresso também continua valendo, desde que apresentado com um documento com foto.
Com o cadastro devidamente preenchido, confira abaixo algumas das informações e funções realizadas pelo e-Título:
- Registro do eleitor
- Zona e Seção de voto
- Endereço do voto
- Nome do estabelecimento onde será o voto
- Certidão de quitação eleitoral
- Certidão de Crimes eleitorais
- Justificativa de voto