Existem momentos em que eu acredito que você deva sentar, respirar fundo e perguntar: onde eu estou? e para onde eu vou? -profissionalmente falando, bem naquela perspectiva em que “quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”.
E esses questionamentos são bem comuns em jovens e adultos que não atingiram seus objetivos, ou que atingiram e já não fazem mais sentido.
O planejamento de carreira pode ser uma alternativa para que a transição seja mais natural, mas eu já vou dizendo logo, não existe fórmula de lançamento, não existe do zero ao milhão e segredos da mente milionária que resolva.
E nesse processo de autoconhecimento, no meu caso percebi que só a vida acadêmica não me satisfazia profissionalmente, não me bastava. Por isso, passei a beber água limpa de outras fontes e desbravar novas áreas, como IA, onde hoje atuo a maior parte do meu tempo.
Um bom insight que quero passar para você é “ser sincero consigo mesmo”. Esse foi um diferencial para tomar decisões que trouxeram mais satisfação profissional ao longo da minha jornada.
Foi bem colar na porta do quarto a reflexão: “Não reclame dos resultados que você não alcançou através do esforço que você não fez”. Meu amigo(a), na nossa vida é necessário por os pés nos chão para que essas tomadas de decisões relacionadas a carreira deem certo. Às vezes, nossa bolha cria expectativas que não estão sendo trabalhadas e isso, muitas vezes, frustra as pessoas.
Outro bom insight que pode ajudar bastante é usar suas experiências positivas e negativas passadas. Muitas vezes, fico pensando se alguns profissionais refletem sobre um desligamento. Por exemplo: a culpa é sempre do outro? qual foi a minha contribuição nesse desligamento? existiu algum? O conhecimento leva você a bons lugares, mas só o relacionamento te mantém lá, esse foi um dos meus principais aprendizados em um dos meus desligamentos. Então, utilize suas experiências passadas para dar os próximos passos.
E aqui lembro de uma música bem interessante que pode badalar essa sua transição de carreira. É uma música chamada Am I Wrong.
Am I wrong for thinking out the box from where I stay?
Am I wrong for saying that I’ll choose another way?
I ain’t trying to do what everybody else doing
Just cause everybody doing what they all do
If one thing I know, how far would I grow?
I’m walking down this road of mine, this road that I call home
Estou errado por pensar fora da caixa de onde eu fico?
Estou errado em dizer que vou escolher outro caminho?
Eu não estou tentando fazer o que todo mundo está fazendo
Só porque todo mundo está fazendo o que todos fazem
Se uma coisa eu sei, até onde eu iria crescer?
Eu estou andando por esta minha estrada, esta estrada que eu chamo de lar
Venha aqui e escute isso. Otimize sua transição de carreira com quem tem credibilidade, busque mentores que façam na prática o que você quer realmente exercer, desenvolva novas habilidades, busque diferenciação e lembre “Mate sua carreira agora ou se frustre para sempre”.
fui…
Dheiver Santos é professor, Pesquisador e Empreendedor. Cientista de Dados Sênior no Grupo Boticário/GAVB, Mentor de Negócios no Founder Institute Brazil, Pesquisador na Rede BRIDGE, Consultor Empresarial, Prof. Doutor Estácio de Sá – Alagoas ensinando cadeiras na área de tecnologia da Informação (Sistemas operacionais). Possui Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui mais de duzentas produções científicas na base Lattes e mais de 15 anos de experiência de mercado.