Em 2021, mais de 43 mil novas empresas foram abertas em Alagoas

(Foto: Thaynara Monteiro/Mercatus)

Do total, mais de 35 mil dos novos negócios são MEIs.

Conforme dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), em 2021, foram abertas 43.206 novas empresas em Alagoas. O número acima de 40 mil é um recorde para o estado.

Ainda segundo informações da Juceal, órgão local responsável pelo registro mercantil, o crescimento da abertura de negócios em Alagoas foi impulsionado pelos Microempreendedores Individuais (MEIs), responsáveis por 35.093 novas empresas.

Com isso, a quantidade de MEIs abertas no estado em 2021 foi 49,5% a mais do que em 2020. Em relação às demais modalidades empresariais, comparando o mesmo período de um ano, o número de microempresas (ME) cresceu 37,3% , empresas de pequeno porte (EPP) 37,1% e negócios considerados sem porte 54,7%.

Se tratando do ramo de atuação das empresas criadas, tendo como base as atividades econômicas definidas pela Comissão Nacional de Classificação (Concla) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números ficaram da seguinte forma:

Empresas fechadas

Apesar do recorde de novas empresas constituídas no estado, 13.629 empresas foram fechadas em 2021. Destas, 9.299 eram MEIs, 3.287 se tratavam de ME, 4451 eram EPPs e 592 eram negócios considerados sem porte.

O maior ramo de atuação com negócios extintos também foi o comércio, com 6.007 empresas fechadas, seguido por alojamento e alimentação, com 1.683 empresas a menos, e indústria de transformação, que teve 891 negócios fechados.

Saldo positivo em criação de empregos

Reforçando a movimentação econômica do estado, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência, Alagoas foi o estado que apresentou maior saldo positivo de empregos durante o mês de dezembro.

Os números apontam para 615 postos de trabalho gerados, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O setor que atingiu maior saldo positivo no último mês de 2012 foi o de serviços, com 748 vínculos empregatícios criados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estagiária de jornalismo

Mais notícias para você