Guia Salarial é a segunda ferramenta econômica lançada pela Mercatus.
Seja para um profissional a procura de emprego ou para um empresário querendo contratar, saber a média salarial de um determinado cargo é decisivo na hora de negociar remunerações.
Com essa ideia, a Mercatus lança, nesta quinta-feira (13), o Guia Salarial, uma ferramenta econômica que pode ser acessada gratuitamente e permite a consulta de salários em diversas ocupações e municípios do estado.
O recurso foi desenvolvido pela equipe de inteligência de mercado da Mercatus. As consultas podem ser realizadas a partir dos microdados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que são disponibilizados pelo Ministério da Economia, e têm atualização mensal.
De acordo com o economista Manoel de Arruda, a ideia da ferramenta é traduzir essas informações estatísticas de forma acessível para o público em geral.
“O salário é um preço essencial na decisão de oferta de mão-de-obra dos empregados e na demanda por trabalho das empresas. No intuito de evitar erros de precificação e melhorar a alocação destes recursos, o Guia Salarial se apresenta como um meio seguro de acompanhamento do preço médio das categorias profissionais em cada município, capaz de influenciar as decisões atuais e as orientadas para o futuro, como ingresso acadêmico em determinadas carreiras ou ainda a migração de profissionais para regiões específicas de Alagoas”, analisa.
A ferramenta pode ser acessada aqui.
Sobre a Mercatus
A Mercatus é uma plataforma alagoana de tecnologia e dados focada em mídia, inteligência de mercado e educação corporativa nas áreas de economia, negócios e carreiras.
De acordo com o diretor executivo, Marcelo de Arruda, o site tem como proposta principal inspirar a comunidade alagoana a crescer economicamente, divulgando oportunidades de trabalho, além de conteúdo que ajude empreendedores e profissionais.
“A Mercatus quer aproximar a sociedade dos cases de sucesso e melhores práticas de diferentes mercados e profissões, sempre contextualizando dentro das necessidades e desafios específicos da região”, explica.

Além do Guia Salarial, outra ferramenta econômica que está sendo disponibilizada na plataforma é o Guia Imobiliário, onde o usuário pode acompanhar as médias de preços de aluguéis, e de compra e venda de imóveis.
Inicialmente, a pesquisa está disponível por bairros de Maceió, mas há a pretensão de expandir para outros municípios. De acordo com Marcelo de Arruda, com o histórico desses dados será possível também apresentar indicadores macro das variações de preços do mercado imobiliário local.