Trabalho inaugura vertente de inteligência de mercado da Mercatus.
A Mercatus lançou, nesta quinta-feira (6), em parceria com o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), um indicador econômico periódico sobre o setor que é um dos mais importantes para a economia pernambucana.
O Índice de Confiança do Empresário do Setor Têxtil e Confecções de Pernambuco (ICETEC) é uma publicação mensal, que será disponibilizada para associados NTCPE e para o público em geral, e conta com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Coordenado pelos economistas Manoel de Arruda e Pedro neves, o estudo tem como objetivo apresentar indicadores relevantes para constatação da situação econômica atual de empresas integrantes do setor têxtil e de confecções, além de fomentar a discussão de políticas públicas e empresariais que impulsionem os resultados do setor.
A primeira edição traz uma apresentação do índice e sua metodologia, bem como uma análise a partir de um quadro geral nacional, partindo então para considerações em nível estadual e permitindo comparações e interpretações das diferentes realidades enfrentadas pelos empresários.
“Ao fazer um retrato da conjuntura local setorial, encontramos algumas informações interessantes, como o fato de que os custos desse setor cresceram e os produtores não conseguiram repassar isso aos consumidores. Além disso, constatamos que, mesmo o câmbio desvalorizado não está ajudando na exportação desses produtos, porque o mercado local não consegue competir com os países asiáticos em termos de produtividade”, explica Manoel de Arruda.
Inteligência de mercado
Inaugurando sua vertente de inteligência de mercado com foco em ciências econômicas e de dados, a Mercatus contribuiu com a elaboração da metodologia do cálculo do ICETEC e dos questionários que serão aplicados aos empresários, além da fundamentação das pesquisas de conjuntura. A etapa de coleta de dados locais para atualização do índice será realizada pela empresa PHNeves Consultoria.
Na prática, as próximas publicações que trarão resultados do ICETEC poderão ser utilizadas para que os empresários façam planejamento de reposição de estoque, contratação e novos investimentos, por exemplo.
“Os dados que o setor utiliza pra fazer esse planejamento são apresentados defasados nas estatísticas oficiais do governo. Esse tipo de indicador está preocupado com o que vai ser dos próximos seis meses. A ciência aponta que, na média, os empresários acabam acertando. Então, com as entrevistas, o indicador vai dizer como os pares estão pensando em agir sobre o semestre seguinte”, esclarece o economista.
A publicação pode ser acessada no site do NTCPE.