Projeto de fotografia abre inscrições para imersão gratuita em S. Miguel dos Milagres

(Foto: Ytallo Barreto)

Iniciativa acontecerá em janeiro de 2022; inscrições vão até 5 de dezembro.

O laboratório de fotografia do projeto latino-americano Mira Latina abriu, na última terça-feira (16), inscrições para a Residência Mira Latina. O projeto acontecerá em janeiro de 2022 e deverá selecionar oito pessoas para participar, sendo duas vagas exclusivas para alagoanos.

Os escolhidos ficarão em uma imersão na cidade de São Miguel dos Milagres durante 20 dias, desenvolvendo atividades como acompanhamentos individuais, ciclo de diálogos com artistas e curadores, e intervenção urbana.

A residência será conduzida pela curadora Maíra Gamarra, que é fotógrafa e pesquisadora. A imersão faz parte do projeto Mira Latina, um laboratório de criação e desenvolvimento de ideias que, a partir da fotografia como linguagem, promove ações e experiências artísticas para impulsionar novos espaços de diálogo e redes entre criadores de diferentes países.

Para Maíra Gamarra, esta será uma experiência de intercâmbio cultural, em um ambiente colaborativo, onde os participantes farão uma imersão em processos criativos, reflexivos e críticos.

“É um verdadeiro laboratório coletivo, no qual a agenda de atividades vai estimular a produção fotográfica e a construção conjunta de conhecimento. O ambiente será preparado para fomentar, ainda, as colaborações entre as pesquisas e experimentações dos participantes e o compartilhamento das suas trajetórias”, explica.

Inscrições

As inscrições vão até às 23h59 do dia 5 de dezembro, e podem ser feitas online através do formulário disponível no link.

Junto com o formulário, os candidatos devem anexar toda a documentação solicitada em PDF. Todos os detalhes e condições para a participação estão disponíveis na convocatória.

Os inscritos ainda deverão ter disponibilidade para participar da imersão durante os 20 dias de maneira integral e exclusiva.

Após a divulgação do resultado, os convocados terão cinco dias corridos para confirmar a participação, e mais cinco dias para entregar o termo de compromisso assinado.

O resultado da seleção deve ser divulgado até o dia 10 de dezembro. A imersão vai de 10 a 31 de janeiro de 2022, e será realizada nos idiomas português, espanhol, e “portunhol”.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever fotógrafos, artistas e pessoas em geral, que sejam maiores de 18 anos e que sejam nascidos na América Latina, que usem a fotografia como linguagem e queiram desenvolver uma ideia ou projeto durante a residência.

Para participar, os interessados devem ter domínio na prática fotográfica, além de alguma experiência e trajetória no meio da fotografia, artes visuais ou relacionados. A atividade não é indicada para iniciantes.

Devido à pandemia, os participantes devem estar com o esquema vacinal completo, ou seja, ter tomado as duas doses da vacina, ou dose única.

Além das atividades desenvolvidas do programa, os participantes deverão receber, gratuitamente, a hospedagem e alimentação (café da manhã e almoço) em uma casa compartilhada mais ajuda de custo para produção de obras a serem apresentadas no projeto coletivo de intervenção urbana na cidade. A iniciativa é subsidiada pela Lei Aldir Blanc (nº 14.017/2020).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você