Empresa administradora do aeroporto concluiu adequações requeridas pela agência.
Um documento emitido pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), na última quinta-feira (4), autorizou o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, na zona metropolitana de Maceió, a receber novos voos.
A ampliação de voos semanais para Alagoas havia sido proibida em outubro pela Anac, devido ao não cumprimento de exigências de manutenção aeroportuária estabelecidas no processo de certificação operacional.
De acordo com a Anac, com as adequações de segurança realizadas pela administradora do aeroporto, Aena Brasil, agora está liberada a chegada de mais aeronaves em solo alagoano.
Malha aérea e a retomada do turismo
O esforço de ampliação da malha aérea e a redução do tarifário das passagens fazem parte da estratégia da retomada turística no estado, que já registra crescimento neste segundo semestre de 2021, como também o retorno do voo regular da companhia aérea portuguesa TAP, que retomou a rota para Maceió na última segunda-feira (1) e irá operar com frequência de duas viagens por semana.
A aeronave modelo A-321neoLR, com capacidade para 168 passageiros, faz o trajeto entre Lisboa e a capital alagoana. Os voos diretos entre Lisboa e Maceió foram inicialmente concretizados após dois anos de negociações entre a companhia aérea e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
“O cenário econômico para o setor turístico é promissor e o governo de Alagoas vem apostando neste momento para acelerar a economia alagoana. Com o aumento da vacinação e redução dos casos de Covid-19, há um aumento real no interesse de viagens, então esse momento de retomada dos voos internacionais e de recuperação da malha aérea com ampliação de voos deve ser comemorado, uma vez que o segmento do turismo é um dos pilares da geração de emprego e renda para o povo alagoano”, destaca o secretário Marcius Beltrão.