Percurso dentro do Sertão é opção de turismo de aventura em Alagoas.
Em um mergulho no turismo histórico e de aventura, um grupo de ciclistas alagoanos vai refazer a rota ‘Caminhos do Imperador’, percurso que liga o município de Penedo até a cachoeira de Paulo Afonso, na Bahia.
O trecho ganhou esse apelido por ter sido a mesma rota feita em 1859, pelo imperador D. Pedro II. Mas, diferente da grande comitiva de navios que levou o monarca, o percurso será realizado por um grupo de 22 amigos que, durante quatro dias, vão de bicicleta percorrer todas as cidades do interior alagoano.
Com bikes preparadas para percorrer uma jornada de 300km, o grupo parte no próximo sábado (16), começando na cidade de Penedo, seguindo por Porto Real do Colégio, São Brás, Traipu, Belo Monte, Pão de Açúcar, Piranhas, Olho D’água do Casado, Delmiro Gouveia e finalizando na Cachoeira de Paulo Afonso.
A saída será no Paço Imperial, residência que hospedou o imperador durante sua passagem pelo município de Penedo, e a chegada em Paulo Afonso está prevista para o dia 20.
Serão mais de 30 horas pedalando e apreciando as belezas naturais, atrativos, culinária e o artesanato das cidades que margeiam o rio da Unidade Nacional.
De acordo com Roberto Miranda, jornalista e um dos ciclistas que irá percorrer o caminho, a preparação vem acontecendo há cinco meses, contando com treinos, alimentação balanceada e exames regulares.
“Minha expectativa é grande diante do desafio em pedalar 300 quilômetros. Vamos fazer todo o percurso que o Imperador D. Pedro II fez, sendo que agora vamos de bicicleta. Estou muito ansioso desde o primeiro dia que começamos a planejar. Vamos testar nosso corpo diante do maior desafio que já enfrentei pedalando, percorrendo várias cidades e povoados debaixo do sol escaldante do Sertão alagoano. Será um grande desafio pessoal concluir essa aventura em quatro dias e pedalando mais de 40 horas”, conta.
Rota do Imperador
Em 2009 o Governo de Alagoas lançou o roteiro turístico e cultural Caminhos do Imperador. O tour inclui 12 municípios de Alagoas e Propriá (SE), Jatobá (PE) e Paulo Afonso (BA). A cicloviagem ‘Caminhos do Imperador edição 2021’ procura simular em quatro dias a viagem feita pelo Imperador, de Penedo a Cachoeira de Paulo Afonso, pelo Rio São Francisco, em 1859. O percurso possui cerca 300 km e 3.500 metros de altimetria, trazendo a raiz do turismo de aventura.

