Operações terão restrição de valor entre 20h e 6h para pessoas físicas.
Começa a valer nesta segunda-feira (04) o limite de R$ 1 mil para as transações realizadas via Pix por pessoas físicas entre às 20h e às 6h. A mudança aprovada pelo Banco Central é uma medida de segurança para reduzir roubos, fraudes e sequestros ocorridos durante à noite.
A mesma regra já vale para Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Ordem de Crédito (DOC), além de compras e pagamentos feitos com cartão de débito. As contas de pessoas jurídicas não foram incluídas na nova regra e podem realizar operações normalmente durante todos os horários.
Os clientes que desejarem alterar o valor do limite de transações poderão solicitar a mudança com a sua instituição financeira e aguardar o prazo entre 24 e 48 horas para que o pedido seja concedido.
Outras alterações referentes às operações Pix, seja para a transferência ou recebimento de valores, também podem ser estabelecidas com o próprio banco.
No final de setembro, outras medidas de segurança foram aprovadas pelo Banco Central, como o bloqueio por até 72 horas do recebimento de quantias via Pix, caso haja suspeita de fraude na conta que recebe a transação. Essa norma passa a valer a partir do dia 16 de novembro.