Anúncio foi feito nesta quarta (15); certame está sob investigação de fraude e venda de gabaritos.
Em transmissão ao vivo realizada no final da tarde desta quarta-feira (15), o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas (Seplag), Fabrício Marques, anunciou que as próximas etapas do concurso para o cargo de soldado da Polícia Militar de Alagoas estão temporariamente suspensas.
A suspensão foi determinada pela Justiça de Alagoas, após denúncias de fraudes nas candidaturas e vendas de gabaritos. “Apesar de, até o momento, nada ter sido comprovado, nós estamos acompanhando com a Segurança Pública desde o início para entender quais são os desdobramentos em relação a isso e como pode impactar o nosso concurso da Polícia Militar”, declarou o secretário.
Marques explicou ainda que o concurso está sendo organizado desde 2019 e precisou ter a sua realização adiada em razão da pandemia. Por este motivo, a Seplag e a Cebraspe — banca responsável pela organização do certame —, divulgaram o edital e deram início ao concurso somente em 2021, e não em 2020, como planejado inicialmente.
“É um concurso um pouco mais complexo do que os demais porque tem muitas etapas adicionais, além da prova objetiva. Tem o teste de aptidão física (TAF), tem a parte do psicoteste, a investigação social, tem o exame toxicológico. Então é um concurso muito complexo e tem que ser”, defendeu o secretário.
Recomendação para os candidatos
Ainda segundo Marques, o concurso teve cerca de 70 mil inscritos, que estão sendo diretamente afetados pela situação. O gestor enfatizou a recomendação de que os participantes tenham cuidado com as fake news que possam surgir sobre o assunto e aguardem o desenrolar das investigações e as decisões que serão tomadas nas próximas semanas pelos órgãos competentes.
“Estamos aqui focados na realização de todo esse ciclo de concursos, como já enfatizei aqui em momentos anteriores, para que a gente concluísse todos esses concursos no final deste ano, no máximo no início do próximo ano, para que o Estado, de janeiro a março, conseguisse dar posse a todos esses novos servidores”, destacou Marques sobre o cumprimento do cronograma.