Maceió é um dos destinos mais buscados do país para o fim de ano

(Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió)

Informação foi divulgada pela Decolar na segunda-feira (11); mercado está otimista com alta temporada no Brasil.

Maceió é um dos destinos mais buscados no Brasil para as festas de Natal e Réveillon, de acordo com levantamento da agência de viagens Decolar divulgado nesta segunda-feira (11). Os dados apontam que a capital alagoana aparece em 6° lugar.

Veja no ranking abaixo:

Em relação aos destinos internacionais, o ranking ficou da seguinte maneira:

Mercado prevê sucesso na alta temporada

O setor de turismo brasileiro deve faturar R$ 155,87 bilhões e gerar 85 mil novos empregos temporários nesta alta temporada, que começou em novembro e se estende até fevereiro de 2024, calculou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Se confirmada a previsão, o volume financeiro será recorde na série histórica iniciada em 2012, representando um aumento real de 5,6% em relação à temporada passada.

Segundo a CNC, o avanço na renda real dos trabalhadores ocupados, a redução dos juros ao consumidor e a trégua da inflação, com estabilização de preços, ajudam a explicar a previsão de crescimento para o turismo.

“Os números refletem o crescimento sólido que o setor vem experimentando. A expectativa de aumento real demonstra a resiliência do turismo diante dos desafios enfrentados nos últimos anos”, explicou o economista Fabio Bentes, responsável pela pesquisa da CNC, em nota oficial.

Alta temporada começou em novembro e vai até fevereiro. (Foto: Ascom Semtur Maceió)

Um dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19, o setor de turismo encolheu 36,7% em 2020, mas voltou a crescer gradativamente em 2021, com alta de 22,2%, e 2022, aumento de 39,9%.

No acumulado de janeiro a setembro de 2023, o faturamento real do setor avançou 7,9%, de acordo com informações da Pesquisa Mensal de Serviços, apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Para esta alta temporada, a CNC estima a criação de 85.795 postos, o maior volume desde 2014”, apontou Bentes, no estudo.

Setor de turismo voltou a crescer após queda durante a pandemia. (Foto: Émile Valões / Ascom Semtel)

O estudo informa ainda que o turismo brasileiro totaliza atualmente 3,39 milhões de trabalhadores formais, o que significa 5,5% mais vagas do que havia às vésperas da crise sanitária.

O segmento de alimentação deve concentrar a maior parcela das contratações temporárias, com mais de 45 mil postos gerados, seguido pelos transportes em geral, com cerca de 20 mil vagas, e hospedagem, com 9 mil vagas.

O salário médio de admissão será de R$ 1.930, alta real de 1,8% em relação à igual período do ano anterior, calculou Bentes.

Quer saber mais sobre economia em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.

VEJA MAIS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você