Inscrições para Enem 2023 terminam na sexta-feira (16)

(Foto: LUIS LIMA JR/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)

(Foto: LUIS LIMA JR/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Inscrições para Enem 2023 custam R$ 85 e taxa deve ser paga até 21 de junho.

Os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano devem realizar a inscrição para a prova até a próxima sexta-feira (16). O certame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro.

As inscrições para Enem 2023 são feitas exclusivamente de maneira online, na Página do Participante, por meio do site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser pago até 21 de junho.

O edital do Enem 2023 com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês, com as datas e os horários do exame. O texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.

A publicação explica também os critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

Para que serve o Enem

O Enem é uma avaliação educacional realizada no Brasil criada com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio. Desde 2009, o exame também passou a ser usado como critério de acesso a diversas instituições de ensino superior do país.

Assim, a prova permite o ingresso em faculdades pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) — que concede bolsas de até 100% para os alunos em instituições privadas — e no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

Além disso, o Enem também é utilizado como indicador da qualidade da educação no país, identificando pontos fortes e fracos do sistema educacional, para a implementação de políticas de ensino.

Para saber mais sobre oportunidades em Alagoas siga a Mercatus nas redes sociais.

Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estagiária de jornalismo

Mais notícias para você