Projeto está em processo de regularização; matrículas deverão ser abertas em junho de 2024.
O município de Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió, vai receber uma unidade da rede de ensino Luminova, em 2025. A franquia faz parte do grupo SEB.
A iniciativa dos sócios Adherbal Arecippo, Fernando Madeiro e Gustavo Moreno veio após os três empresários, que residem na região, escutarem queixas de alguns moradores em relação ao esforço de levar e buscar os filhos nas escolas de Maceió.
Com a distância, o custo do combustível é maior, além do tempo, desgaste e até o horário de acordar as crianças, que precisa ser mais cedo que o normal. Esses são alguns dos problemas apontados por quem mora em Marechal e Barra de São Miguel.
“Resolvemos fazer pesquisa de mercado para ver se eram situações isoladas ou se uma brecha no mercado. E a pesquisa confirmou que de fato os moradores atuais, e os que tem vontade de morar num condomínio mais tranquilo, viam que faltava uma escola com um padrão e referência que o alagoano já conhece”, destaca Gustavo Moreno, um dos empresários envolvidos no projeto.
De acordo com Moreno, é visível o quanto a região está crescendo, com novos empreendimentos e condomínios sendo construídos em Marechal. “A escola deverá receber os filhos de todos esses novos moradores já que a escola terá ensino infantil, fundamento e médio”, completa.
Segundo o empresário, no momento, o terreno que receberá a escola está sendo regularizado, com todas as licenças, e o projeto arquitetônico será apresentado esta semana. Os contratos foram assinados com o grupo SEB e sistema de ensino AZ, do mesmo grupo, na última sexta-feira (12).
Com oito unidades pelo Brasil, a rede Luminova tem quatro anos de operação e está presente nos estados de São Paulo, Ceará, Amazonas e Rio Grande do Norte.

“A pesquisa apontou a necessidade de uma escola na região, mas ela precisaria ter algumas características. Ter uma bandeira já conhecida para trazer a segurança que o público específico para esse produto espera, mas também ter um preço que caiba no orçamento familiar. Foi então que, em reuniões com toda a equipe técnica do Grupo SEB, a escola Luminova, presente em vários estado do Brasil, se encaixou perfeitamente”, explicou o sócio Adherbal Arecippo.
A escola Luminova de Marechal Deodoro ficará localizada nas margens da AL-101 Sul, o que, para Arecippo, deverá facilitar a mobilidade, trazer agilidade e conforto aos familiares dos estudantes.
Escola deverá ser inaugurada em 2025
De acordo com o sócio Fernando Madeiro, a expectativa é que 350 a 450 alunos estejam matriculados na inauguração, que deverá acontecer em fevereiro de 2025. As matrículas estão previstas para iniciarem em junho de 2024.
“Nesse 1 ano e meio (daqui até a inauguração), muitos compradores dos terrenos dos condomínios que estão sendo lançados, que estavam pensando na compra para casa de veraneio e férias, agora passam a cogitar como primeira residência. Então, nesses 18 meses, dá tempo de adquirir o terreno, construir e equipar a casa e, quando tudo isso estiver pronto, a escola também estará preparada para receber os filhos desses novos moradores de Marechal”, explica o empresário.

Quer saber mais sobre negócios em Alagoas? Siga a Mercatus nas redes sociais.
Veja mais
- Maceió na Sapucaí: capital será enredo da Beija-Flor no Carnaval 2024
- Com R$ 80 mi em consórcios na capital, Ademicon anuncia expansão em AL
- Semana do MEI oferece programação para empreendedores em Alagoas


Graças a Deus uma ótima escola em Marechal Deodoro. Moramos Aqui há 8 ano e nossa filha estuda em Maceió, realmente é uma correria levá-la todos os dias.
Em 2025 será aluna do 8°Ano.
Felizzzzzz
Graças a Deus uma ótima escola em Marechal Deodoro. Moramos Aqui há 8 ano e nossa filha estuda em Maceió, realmente é uma correria levá-la todos os dias.
Em 2025 será aluna do 8°Ano.
Sou morador Marechal Deodoro AL
No bairro Barra nova.
Gostaria de saber qual o endereço da nova unidade que está sendo construída em Marechal Deodoro AL?
Será no meio do retorno da barra nova
Excelente iniciativa. É uma demanda reprimida da cidade de Marechal. Necessário em razão do crescimento democrático. Muitos que foram afetados pela Braskem migraram para lá. Desejo sucesso e que outras escolas de porte de Maceió tenham essa visão.