AL teve maior saldo positivo de empregos do país em dezembro, diz Caged

(Foto: Agência Brasil)

Dos 615 postos gerados, 497 foram somente em Arapiraca.

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou, na última segunda-feira (31), dados sobre vagas de emprego com carteira assinada no Brasil em 2021. Alagoas foi o estado que apresentou maior saldo positivo durante o mês de dezembro, com 615 postos de trabalho gerados, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O saldo leva em consideração o número de admissões menos o de desligamentos, o que quer dizer que houve mais contratações no estado do que demissões no período.

Conforme os dados, Arapiraca foi responsável por alavancar o resultado do estado. O município do agreste alagoano obteve o maior saldo positivo do mês de dezembro, registrando 497 dos 615 novos postos de trabalho de todo o estado. Na sequência, aparecem os municípios de Igreja Nova, com um saldo de 86, e Maragogi, com 78 novas vagas.

O município de São Luis do Quitunde foi o que teve o maior saldo negativo do estado (-70), seguido de São José da Laje (-65) e Atalaia (-42) durante dezembro de 2021.

Ao analisar os dados referentes à atividade econômica, em Alagoas, o setor que atingiu maior saldo positivo no último mês de 2021 foi o de serviços, com 748 vínculos empregatícios criados.

O setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura registrou 52 novos empregos, e o comércio 12 postos. Os setores de construção e indústria geral apresentaram saldo negativo de -177 e -20, respectivamente.

O saldo positivo de postos de trabalho em Alagoas tem sido registrado desde maio de 2021, quando, à época, contabilizou 2.883 novos vínculos empregatícios.

Cenário nacional

No contexto geral do país, os dados do mês de dezembro são negativos. No último mês de 2021, foi registrada uma retração de 265.811 postos de trabalho, com 1.703.721 desligamentos para apenas 1.437.910 contratações.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o resultado para o mês de dezembro já era esperado, e ocorre devido às demissões dos funcionários temporários.

A região que perdeu mais vagas foi a Sudeste, com uma queda de 136.120 postos de trabalho (-0,64%).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias para você